Satisfação dos Usuários Atendidos pela Farmácia Básica do Sus no Município de Agudo – RS
DOI:
https://doi.org/10.5585/rgss.v8i1.13676Palavras-chave:
Medicamentos. Satisfação. Usuários.Resumo
Neste estudo, analisou-se o grau de satisfação dos usuários do Programa de Assistência Farmacêutica, como parte da Política Pública na área de Saúde, na qual o medicamento é o insumo essencial e está no centro de um conjunto de ações voltadas para a promoção, proteção e recuperação da saúde humana, que prevê o acesso da população aos medicamentos necessários para o controle de suas enfermidades. O programa abrange o processo, desde o desenvolvimento do medicamento, até sua distribuição e consumo pelo indivíduo atendido. Assim, é de suma importância conhecer o processo antes de procederem-se as análises quanto à situação encontrada. Para tanto, realizou-se um estudo de caso, mediante pesquisa descritiva e qualitativa, sendo analisados os pontos positivos e negativos do serviço prestado no município de Agudo no Rio Grande do Sul. Selecionaram-se 134 pessoas que acessam o referido programa por amostragem aleatória simples, as quais responderam ao questionário formulado. Utilizou-se a escala de cinco pontos de Rensis Likert. Buscou-se identificar por meio da opinião dos participantes, o grau de satisfação em relação ao atendimento prestado pela farmácia do SUS nesta localidade. Verificou-se que a maioria dos usuários se encontra satisfeita quanto aos serviços da farmácia e constatou-se que há descontentamento no que se refere à disponibilidade de medicamentos e ao empenho dos funcionários na resolução desse problema.Downloads
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2019 Revista de Gestão em Sistemas de Saúde – RGSS

Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial-NoDerivatives 4.0 International License.
Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Creative Commons Atribuição - Não comercial - Compartilhar igual 4.0 Internacional que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre) em http://opcit.eprints.org/oacitation-biblio.html
- Resumo 607
- PDF 503