A Constituição de 1988 e as Políticas Públicas em Saúde No Brasil
DOI:
https://doi.org/10.5585/rgss.v1i1.9Palavras-chave:
Políticas Públicas, Política de Saúde, Políticas Públicas de Saúde.Resumo
A partir da Constituição Federal de 1988 (CF-88) o Estado reconheceu a saúde como direito social de cidadania, dando bases para a elaboração do SUS como modelo de atenção. O objetivo deste estudo foi avaliar a concepção assumida de saúde e sua configuração na CF-88 a fim de compreender os processos em saúde. Trata-se de uma pesquisa de levantamento de bibliografia entre 2001 e 2011, através do banco de dados LILACS. Foram selecionados 11 artigos e 39 publicações oficiais do Ministério da Saúde. Os artigos estavam relacionados com sobre gestão pública (4), seguido por Saúde Pública e Literatura Jurídica (3) e Saúde da Mulher (1). A CF-88 é considerada um avanço nas práticas de atenção em saúde, principalmente por modificar a concepção social de saúde e fomentar ações para a prevenção e cura. Cabe ao gestor o conhecimento das políticas públicas vigentes e o olhar crítico para avaliar seus benefícios.
DOI: 10.5585/rgss.v1i1.9
Downloads
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2019 Revista de Gestão em Sistemas de Saúde – RGSS

Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial-NoDerivatives 4.0 International License.
Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Creative Commons Atribuição - Não comercial - Compartilhar igual 4.0 Internacional que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre) em http://opcit.eprints.org/oacitation-biblio.html
- Resumo 580
- PDF 152