Transferência de Responsabilidade de Pacientes: Uma Aplicação da Análise de Redes Sociais
DOI:
https://doi.org/10.5585/rgss.v2i2.79Keywords:
análise de redes sociais, transferência de responsabilidade de pacientesAbstract
As transferências de informações sobre pacientes ou a transferência de pacientes entre as unidades de serviços de um hospital são áreas críticas para segurança do paciente. Assim como nas organizações em geral, informações adequadas e a comunicação eficaz entre os profissionais envolvidos (atores) são cada vez mais relevantes para a gestão das instituições hospitalares. A análise de redes sociais (ARS) facilita a compreensão de como ocorre a comunicação, as falhas e a atuação dos atores envolvidos. O objetivo desta pesquisa foi verificar o grau de três medidas de centralidade dos atores durante a transferência de responsabilidade de pacientes (TRP), entre setores de um hospital, usando a ARS. A pesquisa tem natureza exploratória, a amostragem foi por conveniência e os atores identificados pela técnica de snowball. Nas TRP analisadas, o paciente e o membro da família do paciente não ocuparam posições de localização central na rede (degree); tiveram pouco acesso às informações (closeness); e não influenciaram nem controlaram as trocas de informações (betweenness). Os enfermeiros surgiram como os papéis categóricos com maior grau de degree, closeness e betweenness. Especulou-se a necessidade de um ator como papel categórico de integração para fomentar a cooperação e o alinhamento entre todos os atores da rede social em torno das TRP.
DOI: 10.5585/rgss.v2i2.79
Downloads
Downloads
Published
How to Cite
Issue
Section
License
Copyright (c) 2019 Revista de Gestão em Sistemas de Saúde – RGSS

This work is licensed under a Creative Commons Attribution-NonCommercial-NoDerivatives 4.0 International License.
Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Creative Commons Atribuição - Não comercial - Compartilhar igual 4.0 Internacional que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre) em http://opcit.eprints.org/oacitation-biblio.html
- Abstract 115
- PDF (Português (Brasil)) 69