25 anos de pesquisa na base da pirâmide: um estudo bibliométrico

Autores

  • Vitor Koki da Costa Nogami Universidade Estadual de Maringá - UEM
  • Fernando Filardi Grupo Ibmec Educacional – IBMEC
  • Eduardo Augusto Fonseca Grupo Ibmec Educacional – IBMEC
  • Renata Andreoni Barboza Grupo Ibmec Educacional – IBMEC https://orcid.org/0000-0002-9843-9446

DOI:

https://doi.org/10.5585/remark.v22i2.22100

Palavras-chave:

Base da Pirâmide, Consumidor de Baixa Renda, Estratégias Empresariais, Pesquisa Bibliométrica, Produção Acadêmica

Resumo

Objetivo: Este artigo tem como objetivo apresentar a evolução da produção acadêmica sobre marketing para a base da pirâmide por pesquisadores brasileiros no cenário nacional e internacional. Busca-se aprofundar a análise e compreensão do campo do conhecimento e das tendências acadêmicas.

Metodologia: O estudo foi realizado por meio da análise bibliométrica de 109 artigos, utilizando ferramentas como Gephi, análise de citações, pareamento bibliográfico, coautoria e validação das leis de Bradford e Price. O período da pesquisa foi de 1998 até 2022.

Resultados: Os resultados indicam que a produção científica está evoluindo, com frentes de pesquisa focadas em (i) nichos de mercado dentro da Base da Pirâmide (BoP), (ii) aspectos críticos do consumo, (iii) capitalismo inclusivo e (iv) inovação. A análise inclui ausência de um conceito padronizado de BoP e da necessidade de precisão das iniciativas pesquisadas.

Contribuições: A principal contribuição é uma revisão das publicações da BoP para sistematizar o conhecimento acumulado pela academia de marketing para incentivar e orientar futuras pesquisas na área. A principal implicação gerencial é a sinalização de resultados de percurso para empresas que pretendem utilizar estratégias de marketing BoP.

Originalidade: A pesquisa utiliza análises bibliométricas sofisticadas para examinar artigos publicados em periódicos, não apenas anais de conferências, em um longo intervalo de tempo.

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Biografia do Autor

Vitor Koki da Costa Nogami, Universidade Estadual de Maringá - UEM

Doutor em Administração pela Universidade de São Paulo - USP

Fernando Filardi, Grupo Ibmec Educacional – IBMEC

Doutor em Administração pela Universidade de São Paulo - USP

 

Eduardo Augusto Fonseca, Grupo Ibmec Educacional – IBMEC

Mestrado Profissional em Administração pelo Grupo Ibmec Educacional – IBMEC

Renata Andreoni Barboza, Grupo Ibmec Educacional – IBMEC

Doutora em Administração pela Fundação Getúlio Vargas/EAESP-SP

 

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Publicado

12.06.2023

Como Citar

Nogami, V. K. da C., Filardi, F., Fonseca, E. A., & Barboza, R. A. (2023). 25 anos de pesquisa na base da pirâmide: um estudo bibliométrico. ReMark - Revista Brasileira De Marketing, 22(2), 783–834. https://doi.org/10.5585/remark.v22i2.22100

Edição

Seção

Artigos