A Miopia Paradigmática e os Jogos da Verdade nas Pesquisas de Marketing

Autores

  • Matheus Lemos de Andrade Faculdade de Administração Milton Campos
  • Ramon Silva Leite Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais
  • Marcelo de Rezende Pinto Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais
  • Georgiana Luna Batinga Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais

DOI:

https://doi.org/10.5585/remark.v16i3.3431

Palavras-chave:

Pesquisa de Marketing, Pesquisa Qualitativa, Epistemologia, Paradigmas.

Resumo

Apesar da hegemonia do funcionalismo, o conhecimento sobre Marketing é marcado pelas contribuições de diferentes tradições, o que forma um campo multiparadigmático. Este ensaio trata dos elementos epistemológicos e paradigmáticos envolvidos no processo de construção do conhecimento no intuito de suscitar reflexões referentes a legitimidade e utilidade de pesquisas qualitativas no âmbito das investigações de Marketing. Além de apresentar procedimentos metodológicos próprios da pesquisa qualitativa, advoga-se que a análise epistemológica-paradigmática deva preceder as concepções referentes aos procedimentos metodológicos adotados em uma investigação de Marketing, para que somente assim se possa julgar a legitimidade e a extensão de seus achados.

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Biografia do Autor

Matheus Lemos de Andrade, Faculdade de Administração Milton Campos

Doutorando em Administração pela PUC-Minas, Professor da Faculdade de Administração Milton Campos

Ramon Silva Leite, Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais

Professor do Programa de Pós-Graduação em Administração PUC-Minas

Marcelo de Rezende Pinto, Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais

Professor do Programa de Pós-Graduação em Administração PUC-Minas

Georgiana Luna Batinga, Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais

Doutoranda em Administração pela PUC-Minas

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Publicado

31.08.2017

Como Citar

Andrade, M. L. de, Leite, R. S., Pinto, M. de R., & Batinga, G. L. (2017). A Miopia Paradigmática e os Jogos da Verdade nas Pesquisas de Marketing. ReMark - Revista Brasileira De Marketing, 16(3), 383–395. https://doi.org/10.5585/remark.v16i3.3431

Edição

Seção

Artigos