Vivências de uma campanha para afirmação de identidade de uma unidade Universitária Federal no interior de um Estado Brasileiro

Autores

DOI:

https://doi.org/10.5585/remark.v18i1.3615

Palavras-chave:

Marketing Público, Identidade. Imagem, Universidade federal

Resumo

Objetivo: O presente artigo visa apresentar as vivências oriundas de uma campanha identitária, A campanha surgiu do interesse em consolidar a imagem de uma universidade federal, presente na região por meio de um centro de educação superior, junto à comunidade interna e externa.

Método: Realizou-se uma pesquisa do tipo estudo de caso com os servidores e alunos da unidade, e ainda, com os habitantes do município em que a universidade se localiza. São apresentados aspectos históricos da implantação da unidade de ensino, a elaboração e os desdobramentos da campanha, os resultados alcançados até o presente momento.

Originalidade/Relevância: Torna-se expressivo apresentar uma pesquisa com levantamento de dados sobre a cultura do nome designado a partir da implantação de uma nova unidade, criou-se o costume da comunidade reportar-se à unidade de educação superior, usando o nome do centro, isolando-se da referência à universidade federal a qual esse centro pertence.

Resultados: Os resultados evidenciam que a campanha atingiu repercussão satisfatória no público interno da instituição, porém ainda há muito a ser trabalhado no quesito conscientização para os resultados pretendidos. Por outro lado, acredita-se que o público externo está se acostumando com a identidade da unidade, mas com o decorrer do tempo espera-se superar esse gap.

Contribuições teóricas/metodológica: A contribuição do estudo para a área de Marketing está em fornecer informações sobre a consolidação da imagem de uma instituição, com o propósito de auxiliar na tomada de decisão dos gestores.

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Biografia do Autor

Silvane Brand Fabrizio, Universidade Federal de Santa Maria-UFSM

Possui graduação em Letras-Habilitação: Português, Inglês e Literatura pela Universidade Regional Integrada do Alto Uruguai e das Missões (2001). Curso Técnico em Secretariado profissionalizante no Instituto Universal Brasileiro, com registro na área. Curso de Especialização em MBS- Secretariado Executivo e Mestrado Profissional em Gestão de Organizações Públicas-UFSM. Atualmente, é  Secretário Executivo na Universidade Federal de Santa Maria,  do campus de Frederico Westphalen- RS

Cleomar Marcos Fabrizio, Universidade Federal de Santa Maria-UFSM

Doutorando em administração pela Universidade Federal de Santa Maria - UFSM, Rio Grande do Sul, (Brasil). Professor efetivo tempo parcial da Universidade Regional Integrada do Alto Uruguai e administrador da Universidade Federal de Santa Maria - UFSM.

Fernanda Buriol, Universidade Federal de Santa Maria-UFSM

Graduada em Ciência da Computação pela Universidade Regional Integrada do Alto Uruguai e das Missões - URI, Rio Grande do Sul, (Brasil). Assistente em Administração da Universidade Federal de Santa Maria – UFSM, Rio Grande do Sul.

Damaris Casaroto, Universidade Federal de Santa Maria-UFSM

Mestra em Administração pela Universidade Federal de Santa Maria – UFSM, Rio Grande do Sul, (Brasil). Secretária Executiva da Universidade Federal de Santa Maria UFSM/Campus Frederico Westphalen-RS.

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Publicado

28.05.2019

Como Citar

Brand Fabrizio, S., Fabrizio, C. M., Buriol, F., & Casaroto, D. (2019). Vivências de uma campanha para afirmação de identidade de uma unidade Universitária Federal no interior de um Estado Brasileiro. ReMark - Revista Brasileira De Marketing, 18(1), 29–40. https://doi.org/10.5585/remark.v18i1.3615

Edição

Seção

Artigos