Aplicação da Ferramenta Planejamento de Experimentos como Suporte à Decisão: Um Estudo em Pequenos Empreendimentos Varejistas
DOI:
https://doi.org/10.5585/remark.v9i3.2176Palavras-chave:
Planejamento de Experimentos, Pequenos Supermercados Varejistas, Tomada de Decisão em Negócios.Resumo
Este artigo aplicou a ferramenta Planejamento de Experimentos para buscar evidências de sua potencial contribuição para a tomada de decisão, neste caso em pequenos empreendimentos. Para atingir este propósito estudou-se a importância que determinadas variáveis socioeconômicas tem para a qualidade dos serviços prestados por pequenos empreendimentos, principalmente os supermercados. Foram selecionadas unidades de pequenos supermercados varejistas em três municípios do Vale do Paraíba Paulista. Os dados foram coletados por meio de um questionário estruturado e analisados pelo método experimental estatístico inferencial e modelo experimental fatorial fracionado, por meio da matriz de Plackett-Burman N=20. Com relação ao município A, os resultados mostraram que a faixa etária e o local de residência dos clientes estudados possuem significância para a qualidade dos pequenos supermercados, enquanto que para os municípios: B e C, os fatores que tem significância, são respectivamente, clientes que trabalham e possuem carro. Pode-se concluir que o Planejamento de Experimentos é adequado às pequenas empresas varejistas e, capaz de auxiliar os gestores a tomar decisões sustentadas por maior grau de confiabilidade. DOI: 10.5585/remark.v9i3.2176Downloads
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Publicado
08.12.2010
Como Citar
Fontão, H., & Lopes, E. de M. (2010). Aplicação da Ferramenta Planejamento de Experimentos como Suporte à Decisão: Um Estudo em Pequenos Empreendimentos Varejistas. ReMark - Revista Brasileira De Marketing, 9(3), 144–169. https://doi.org/10.5585/remark.v9i3.2176
Edição
Seção
Artigos