Compra de Lingerie por Mulheres: Uma Proposta de Segmentação Baseada em Arquétipos
DOI:
https://doi.org/10.5585/remark.v9i3.2182Palavras-chave:
Arquétipos, Consumo Simbólico, Lingerie.Resumo
O principal objetivo foi o de analisar as atitudes na compra e consumo de lingerie considerando atitudes, consumo simbólico e arquétipos para desenvolvimento de proposta de segmentação. O trabalho principia com uma breve revisão teórica e a seguir são apresentados resultados de pesquisa empírica quantitativa do tipo survey, cuja amostra não probabilística por conveniência foi composta por 150 mulheres entre 18 e 51 anos. O instrumento de pesquisa foi um questionário estruturado, aplicado em São Paulo, através de entrevista pessoal. Os dados foram analisados empregando-se estatística uni e multivariada com análise fatorial e de agrupamentos (cluster). Dentre os principais achados podem-se considerar a influência de variáveis demográficas como faixa etária, renda e estado civil na freqüência de compra e tipo de lingerie, como também dos atributos conforme sejam para uso diário (conforto e preço) ou ocasião especial (cor e modelo). As mulheres apresentam atitudes bastante favoráveis quando às lingeries. A análise fatorial indicou a existência de três fatores subjacentes que foram denominados de acordo com os arquétipos, a saber: Afrodite, Ártemis e Deméter e os três agrupamentos identificados acompanham esses arquétipos como a “feminista do século XXI” (53% da amostra); a “mãezona” (11% da amostra) e, por fim, a “sedutora” (36% da amostra). DOI: 10.5585/remark.v9i3.2182Downloads
Não há dados estatísticos.
Downloads
Publicado
08.12.2010
Como Citar
Bacha, M. de L., Strehlau, V. I., & Vieira, L. D. (2010). Compra de Lingerie por Mulheres: Uma Proposta de Segmentação Baseada em Arquétipos. ReMark - Revista Brasileira De Marketing, 9(3), 69–97. https://doi.org/10.5585/remark.v9i3.2182
Edição
Seção
Artigos