“Não Preciso de Coleira Eletrônica!”: Um Estudo Sobre o Movimento de Resistência ao Celular em Blogs e Comunidades Virtuais
DOI:
https://doi.org/10.5585/remark.v9i2.2171Palavras-chave:
Comunidades virtuais, resistência do consumidor, blogs, celularComunidades virtuais, celularResumo
Atualmente os consumidores estão mais aptos a resistir às ações de marketing das organizações. O presente trabalho trata de uma pesquisa qualitativa que pretende analisar os comportamentos e as razões de resistência ao celular em fóruns na web. Para cumprir tal objetivo, foi escolhida a netnografia como meio de investigação do comportamento dos participantes dessas comunidades. Foram escolhidos e investigados quatro blogs nacionais e uma comunidade do site de relacionamento Orkut. A imersão da pesquisadora nestes permitiu que dados fossem copiados dos fóruns e a partir das observações das interações em tais fóruns, das entrevistas realizadas com os donos dos blogs investigados e da análise do discurso, foram identificados os motivos para a resistência ao celular: o aprisionamento; a falta de educação; o consumismo; e, o uso incômodo. DOI: 10.5585/remark.v9i2.2171Downloads
Não há dados estatísticos.
Downloads
Publicado
06.10.2010
Como Citar
Bernardo da Silva, T. M. (2010). “Não Preciso de Coleira Eletrônica!”: Um Estudo Sobre o Movimento de Resistência ao Celular em Blogs e Comunidades Virtuais. ReMark - Revista Brasileira De Marketing, 9(2), 113–136. https://doi.org/10.5585/remark.v9i2.2171
Edição
Seção
Artigos