Atividades Marcárias como Recursos de Elaboração da Face em Comunidades Virtuais de Marca: Análise de uma Comunidade Virtual de Consumidores Da Coca-Cola
DOI:
https://doi.org/10.5585/remark.v9i2.2168Palavras-chave:
marcas, comunidades virtuais, atividades marcárias, netnografia, face.Resumo
As relações interpessoais sofreram mudanças expressivas após a inserção da internet na vida social. Deste contexto, podemos destacar as comunidades virtuais e, mais especificamente, comunidades virtuais de marcas. Assumindo que o “eu” seja uma construção social promovida nas interações sociais, este estudo objetiva analisar o comportamento verbal de participantes de comunidades virtuais de marcas em relação a estas como meio de elaboração de suas faces (Goffman, 2006). Neste sentido, assumimos a noção de o que e como dizemos as coisas são comportamentos sociais (Austin, 1990) e utilizamos o conceito de “atividades marcárias”, desenvolvido por Leão e Mello (2009). Para tal, selecionamos uma comunidade de consumidores da Coca-Cola como terreno investigativo, onde realizamos uma “netnografia da comunicação”, suportada por uma análise de discurso funcional. Por fim, aspectos teóricos e práticos são considerados.
DOI: 10.5585/remark.v9i2.2168