Fatores Determinantes da Propensão ao Consumo de Cirurgias Plásticas Estéticas

Autores

  • Mateus Canniatti Ponchio ESPM, São Paulo
  • Carla Giglioli Martins ESPM, São Paulo
  • Cecilia Bandeira de Melo Vieira ESPM, São Paulo
  • Daniela Menezes ESPM, São Paulo

DOI:

https://doi.org/10.5585/remark.v12i4.2511

Palavras-chave:

Cirurgia Plástica Estética, Autoestima, Materialismo, Comportamento do Consumidor

Resumo

O presente estudo analisa o consumo de cirurgias plásticas com finalidade estética entre as consumidoras de São Paulo e Recife, duas grandes cidades brasileiras que possuem características econômicas, demográficas e culturais distintas. Nesse contexto, os objetivos são compreender a influência do materialismo, da autoestima e de variáveis de controle sobre a decisão de realizar uma cirurgia plástica estética. Um questionário foi elaborado com perguntas fechadas e aplicado pela Internet, resultando em dados disponíveis para análise de 347 respondentes. Com 173 moradoras de São Paulo e 174 de Recife, constatou-se que a cidade da respondente não ajuda a discriminar a probabilidade de que efetue uma cirurgia plástica com finalidade estética; por outro lado, a dimensão ‘influências sociais’ da escala de autoestima, bem como o nível de materialismo e a idade das respondentes provaram-se variáveis preditoras significantes desse tipo de consumo. Por fim, são apresentadas implicações gerenciais e acadêmicas dos achados desse estudo, bem como possibilidades para novas investigações.

 

DOI: 10.5585/remark.v12i4.2511

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Biografia do Autor

Mateus Canniatti Ponchio, ESPM, São Paulo

Professor do Programa de Mestrado em Gestão Internacional (PMGI) da Escola Superior de Propaganda e Marketing de São Paulo (ESPM-SP)

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Publicado

27.12.2013

Como Citar

Ponchio, M. C., Martins, C. G., Vieira, C. B. de M., & Menezes, D. (2013). Fatores Determinantes da Propensão ao Consumo de Cirurgias Plásticas Estéticas. ReMark - Revista Brasileira De Marketing, 12(4), 44–63. https://doi.org/10.5585/remark.v12i4.2511