A Influência dos filhos no Processo de Decisão de Compra e Consumo alimentar das Famílias

Autores

  • Wilson Ravelli Elizeu Maciel Universidade Federal de Mato Grosso do Sul
  • Dario de Oliveira Lima-Filho Universidade Federal de Mato Grosso do Sul
  • Filipe Quevedo-Silva Universidade Federal de Mato Grosso do Sul
  • Leandro Sauer Universidade Federal de Mato Grosso do Sul

DOI:

https://doi.org/10.5585/remark.v17i4.4141

Palavras-chave:

Consumidor infantil, Influência, Compra e consumo de alimentos

Resumo

 

Objetivo: O presente estudo tem como objetivo verificar a influência do consumidor infantil no processo de decisão de compra e consumo de alimentos na família.

Método: Para tanto, foi conduzido um estudo quantitativo-descritivo junto a 304 pais de crianças de 07 (sete) a 12 (doze) anos incompletos, mediante questionários estruturados. Para a análise dos dados utilizou-se de estatística descritiva e análise hierárquica aglomerativa de clusters.

Originalidade/Relevância: Poucos estudos analisam a influência do consumidor infantil na decisão de compra familiar com foco em áreas específicas, como a de alimentos.

Resultados: Foi possível verificar a existência de quatro segmentos distintos de famílias: Famílias concessivas sem restrição econômica, na qual 75,8% das crianças influenciam no processo de decisão de compra e consumo de alimentos na família (37,45% da amostra), Famílias não concessivas com restrição econômica, na qual 50,0% das crianças influenciam (23,87% da amostra), Famílias não concessivas sem restrição econômica, na qual 51,7% das crianças influenciam (11,93% da amostra) e Famílias concessivas com restrição econômica, na qual 84,6% das crianças influenciam (26,75% da amostra).

Contribuições teóricas/metodológicas: Esta pesquisa tratou de forma inédita da análise do processo de decisão de compra e consumo de alimentos na família sob a ótica da percepção dos pais quanto a influência de seus filhos neste, abordando de forma quantitativa esta interação.

 

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Wilson Ravelli Elizeu Maciel, Universidade Federal de Mato Grosso do Sul

Doutorando em Administração pela Universidade Federal de Mato Grosso do Sul

Dario de Oliveira Lima-Filho, Universidade Federal de Mato Grosso do Sul

Professor do Programa de Pós-Graduação em Administração da Universidade Federal de Mato Grosso do SulDoutor em Administração pela FGV

Filipe Quevedo-Silva, Universidade Federal de Mato Grosso do Sul

Professor da Escola de Administração e Negócios da Universidade Federal de Mato Grosso do SulDoutor em Administração pela Universidade Nove de Julho

Leandro Sauer, Universidade Federal de Mato Grosso do Sul

Professor do Programa de Pós-graduação em Administração da Universidade federal de Mato grosso do Sul.Doutor em Engenharia Elétrica pela UNICAMP (2003). 

Downloads

Publicado

18.09.2018

Como Citar

Maciel, W. R. E., Lima-Filho, D. de O., Quevedo-Silva, F., & Sauer, L. (2018). A Influência dos filhos no Processo de Decisão de Compra e Consumo alimentar das Famílias. ReMark - Revista Brasileira De Marketing, 17(4), 545–560. https://doi.org/10.5585/remark.v17i4.4141