Experiência de Consumo do Pokémon GO e Intenção de Compra

Autores

  • Karin Borges Senra Universidade Estadual de Maringá
  • Francisco Giovanni David Vieira Universidade Estadual de Maringá

DOI:

https://doi.org/10.5585/bmj.v17i6.3742

Palavras-chave:

Experiências de Consumo. Pokémon GO. Intenção de Compra.

Resumo

Objetivo: O artigo explora como o uso do jogo Pokémon GO afeta a intenção de compra dos consumidores por meio de respostas originadas dessa experiência de consumo.

Método: Foi utilizado método misto com a realização de duas pesquisas com consumidores do jogo Pokémon GO, uma qualitativa, usando entrevistas semiestruturadas com 15 consumidores, e uma quantitativa, por meio de survey com 377 consumidores.

Originalidade/Relevância: A pesquisa se destaca ao explorar a experiência de consumo de jogos eletrônicos, especialmente em relação às respostas do jogo para o seu consumidor e sobre o impacto dessas respostas na intenção de compra dos jogadores, sobretudo externamente ao jogo.

Resultados: Os resultados indicam que existem respostas da experiência de consumo do jogo, como nostalgia e identificação com o grupo. Há, ainda, a intenção de compra para casos hipotéticos em que empresas ou marcas se associem ao Pokémon GO, fornecendo benefícios aos jogadores. Esses resultados foram corroborados com relações significativas entre as respostas do uso do jogo e a intenção de compra.

Contribuições teóricas/metodológicas: O artigo amplia discussões sobre experiências de consumo e efeitos do uso de jogos nos consumidores. Contribui, também, com a literatura sobre o jogo Pokémon GO na explicação de como essas experiências auxiliam na formatação da realidade dos consumidores.

Contribuições sociais / para a gestão: O artigo possibilita compreender a relação do consumidor com o consumo do jogo, auxiliando praticantes na construção de estratégias que permitam trazer experiências de consumo valorosas para o consumidor e fomentar o desempenho das empresas.

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Biografia do Autor

Karin Borges Senra, Universidade Estadual de Maringá

graduada em Matemática pela Universidade Estadual de Maringá (2011), mestre em Administração pela Universidade Estadual de Maringá com ênfase em Marketing e Cadeias Produtivas (2016). Atualmente cursa doutorado em Administração no Programa de Pós-Graduação em Administração da Universidade Estadual de Maringá.

Francisco Giovanni David Vieira, Universidade Estadual de Maringá

possui graduação em Administração de Empresas pela Universidade Federal da Paraíba (1985), mestrado em Administração Rural pela Universidade Federal de Lavras (1991), doutorado em Ciências Sociais pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (2002) e realizou estágio pós-doutoral em Administração de Empresas na Escola de Administração de Empresas de São Paulo, Fundação Getúlio Vargas, São Paulo (2007). É professor associado do Departamento de Administração e do Programa de Pós-Graduação em Administração da Universidade Estadual de Maringá, editor-chefe da RIMAR - Revista Interdisciplinar de Marketing (UEM), editor associado para a área de ciências sociais aplicadas (administração e economia) da Revista Acta Scientiarum Human and Social Sciences (UEM), editor associado para a área de marketing da Revista Gestão & Regionalidade (USCS), consultor ad hoc da CAPES - Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior, membro do GIPEM (Grupo Interdisciplinar de Pesquisas e Estudos em Marketing - UEM/CNPq), membro do Grupo de Estudos em Marketing, Estratégias de Mercado e Marca (FURB/CNPq) e colaborador do Grupo de Estudos em Estratégia e Marketing (FGV-Rio/CNPq). Foi professor visitante do Programa de Pós-Graduação em Administração da Universidade Federal de Lavras (2008), membro do Comitê Científico da Divisão de Marketing da ANPAD (2009-2010), membro do Corpo Editorial Científico (área de Marketing) da RAE - Revista de Administração de Empresas da FGV-SP (2009-2014), e editor associado para a área de Estudos de Marketing do Cadernos EBAPE.BR, FGV-Rio (2011-2016). Atua na área de Administração, com ênfase em Marketing, e tem interesse nos seguintes assuntos: práticas de marketing, construção de mercados, cultura de consumo, comportamento do consumidor, e produção acadêmica em marketing no Brasil.

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Publicado

20.09.2018

Como Citar

Senra, K. B., & Vieira, F. G. D. (2018). Experiência de Consumo do Pokémon GO e Intenção de Compra. ReMark - Revista Brasileira De Marketing, 17(6), 821–838. https://doi.org/10.5585/bmj.v17i6.3742