Uso de Métricas em Mídias Sociais e Indicadores de Desempenho do Site e sua Relação com o Valor da Marca em Empresas de Cosméticos no Brasil

Autores

  • Luis Hernan Contreras Pinochet Universidade Federal de São Paulo - UNIFESP
  • Iara Louise Pachelli Universidade Federal de São Paulo - UNIFESP
  • Francisco Marcelo Monteiro da Rocha Universidade Federal de São Paulo - UNIFESP

DOI:

https://doi.org/10.5585/remark.v17i1.3581

Palavras-chave:

Métricas, Mídias Sociais, Indicadores de Desempenho do Site, Empresas de Cosméticos, Valor da Marca.

Resumo

Este artigo procura analisar a utilização de métricas em “mídias sociais” e “indicadores de desempenho do site” e sua relação com o valor da marca pelas empresas de cosméticos instaladas no Brasil. Nesta pesquisa foi necessária a criação de uma base de dados dentro do período observado (novembro de 2015 a abril de 2016) nas 14 marcas de cosméticos selecionadas. Para a construção dessa base foram extraídos dados de 2 aplicativos de Redes Sociais (Facebook e Instagram) e 3 ferramentas de Digital Analytics (SimilarWeb, Alexa e Nibbler). A abordagem quantitativa foi apoiada pela técnica multivariada de regressão linear múltipla. Como resultado, apesar de não existir uma precisão numérica das métricas selecionadas em relação ao valor da marca é possível presumir que os agrupamentos que obtiveram melhores resultados nas análises de dados foram as métricas de “indicadores de desempenho do site”, sendo que a Unidade de Significância “Análise do site pelo Nibbler” obteve o maior R2 ajustado (0,332). O estudo propõe ainda uma forma preliminar de mensurar métricas que podem permitir a identificação de oportunidades para novas estratégias nas empresas, e consequentemente, aumentar a exposição e o valor de suas marcas.

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Biografia do Autor

Luis Hernan Contreras Pinochet, Universidade Federal de São Paulo - UNIFESP

Professor do Departamento de Administração da Escola Paulista de Economia, Política e Negócios (EPPEN) da Universidade Federal de São Paulo (UNIFESP)

Iara Louise Pachelli, Universidade Federal de São Paulo - UNIFESP

Pesquisadora do Departamento de Administração da Escola Paulista de Economia, Política e Negócios (EPPEN) da Universidade Federal de São Paulo (UNIFESP)

Francisco Marcelo Monteiro da Rocha, Universidade Federal de São Paulo - UNIFESP

Professor do Departamento Multidisciplinar da Escola Paulista de Economia, Política e Negócios (EPPEN) da Universidade Federal de São Paulo (UNIFESP)

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Publicado

01.02.2018

Como Citar

Pinochet, L. H. C., Pachelli, I. L., & da Rocha, F. M. M. (2018). Uso de Métricas em Mídias Sociais e Indicadores de Desempenho do Site e sua Relação com o Valor da Marca em Empresas de Cosméticos no Brasil. ReMark - Revista Brasileira De Marketing, 17(1), 80–99. https://doi.org/10.5585/remark.v17i1.3581

Edição

Seção

Artigos