Chegou a Era da Internet das Coisas? Um Estudo sobre Adoção de Objetos Inteligentes no Contexto Brasileiro
DOI:
https://doi.org/10.5585/remark.v17i2.3648Palavras-chave:
Internet das Coisas, Comportamento do Consumidor, Adoção de Tecnologia, Objetos Inteligentes, Modelagem de Equações Estruturais.Resumo
Objetivo: Este estudo objetivou identificar as variáveis determinantes para adoção de “Objetos Inteligentes” com atributos da “Internet das Coisas”, por parte de consumidores no contexto brasileiro.
Método: Para tanto, foram apresentados os conceitos e definições de “Internet das Coisas” e “Objetos Inteligentes” e identificadas as variáveis que podem influenciar a adoção deste tipo de tecnologia de acordo com referencial teórico, a saber: utilidade percebida, facilidade de uso, prazer percebido, influência social, confiança, controle comportamental percebido e custo, valendo-se de pesquisa quantitativa, com uma amostra de 208 pessoas e análise dos dados realizada através de Modelagem de Equações Estruturais.
Originalidade / relevância: É possível verificar que existem poucos estudos sobre a “Internet das Coisas” e sua influência sobre os consumidores brasileiros, embora o tema venha sendo discutido em diversos fóruns de tecnologia no país o que denota a importância da presente pesquisa para consolidação do conhecimento sobre o tema.
Resultados: Através desta pesquisa, verificou-se que as variáveis determinantes para adoção de “Objetos Inteligentes” na amostra estudada são: custo e controle comportamental.
Contribuições teóriocas/metodológicas: Tal resultado colabora para o enrequecimento do campo de conhecimento do comportamento do consumidor em um novo contexto tecnológico, e permite a replicação do modelo teórico utilizado em outros contextos.
Contribuições sociais/para a gestão: Contribui também para criação de estratégias mercadológicas mais assertivas considerando as preferencias do consumidor brasileiro no que diz respeito ao custo e ao senso de controle sobre os “Objetos Inteligentes”.