Marcas Inovadoras: Como os Consumidores Percebem a Inovação.

Autores

  • Cláudio Heleno Pinto da Silva Universidade Federal de Uberlândia
  • Vérica Marconi Freitas de Paula Universidade Federal de Uberlândia
  • Verônica Angélica Freitas de Paula Universidade Federal de Uberlândia

DOI:

https://doi.org/10.5585/remark.v16i1.3270

Palavras-chave:

Marcas Inovadoras, Inovação, Branding, Percepção de Inovação.

Resumo

A percepção da inovação e das marcas inovadoras pode ser diferencial para o desenvolvimento e sobrevivência de muitos negócios. O presente trabalho tem o objetivo de analisar como a inovação impacta a percepção de marca de consumidores brasileiros, além de identificar as marcas consideradas inovadoras na indústria de alimentos e bebidas e quais as características dessas marcas. Um total de 369 respondentes colaboraram com a pesquisa, oferecendo 1255 características que, por meio da análise de conteúdo, foram agrupadas em 10 categorias: Empreendedorismo; Marketing e Comunicação; Mix de Produtos; Praticidade e Funcionalidade; Embalagem e Design; Relacionamento com consumidor; Gestão; Sustentabilidade Socioambiental; Tecnologia e Pesquisa e Desenvolvimento (P&D); e Novidade + Experiência Nova. Os resultados encontrados foram comparados a trabalhos que abordavam o tema inovação como Domingues (2008); Manual de Oslo (OECD, 2004); Tidd, Bessant e Pavitt (2008); Pleschak e Sabisch (1996) apud Guo e Yin (2014); e Schumpeter (1982, 1985, 2005). A análise cruzada mostrou que, de maneira geral, as marcas inovadoras apresentam um processo de mistura, união, ou Mix, entre as dez características, com ênfase em três: Empreendedorismo; Marketing e Comunicação; e Mix de Produtos. O estudo demonstrou que marcas consideradas inovadoras são criativas, confiáveis e ousadas, apresentam ações de comunicação criativas e interessantes, são acessíveis, prezam pela qualidade de seus produtos e procuram satisfazer desejos muitas vezes ainda desconhecidos pelos próprios consumidores.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Cláudio Heleno Pinto da Silva, Universidade Federal de Uberlândia

Publicitário e Mestre em Administração pela UFU

Vérica Marconi Freitas de Paula, Universidade Federal de Uberlândia

Doutora em Engenharia de Produção pela ESC/USP (2012), mestre em Engenharia de Produção pela UFSCar (2008), docente da FAGEN/UFU

Verônica Angélica Freitas de Paula, Universidade Federal de Uberlândia

Doutora em Engenharia de Produção pela UFSCar (2008), Mestre em Administração pela USP (2003), Bolsista de Pós-doutorado da CAPES no Departamento de Marketing e Supply Chain da University of Tennessee, EUA, docente da FAGEN/UFU

Downloads

Publicado

31.03.2017

Como Citar

Silva, C. H. P. da, Paula, V. M. F. de, & Paula, V. A. F. de. (2017). Marcas Inovadoras: Como os Consumidores Percebem a Inovação. ReMark - Revista Brasileira De Marketing, 16(1), 83–97. https://doi.org/10.5585/remark.v16i1.3270

Edição

Seção

Artigos