Consumo Colaborativo e Valores Pessoais: O Caso da Bicicleta Compartilhada

Autores

  • Hanna Rocha de Arruda Universidade Federal do Ceará
  • Emanuella Lustosa Bandeira Universidade Federal do Ceará
  • Áurio Lúcio Leocádio Da Silva Universidade Federal do Ceará
  • Silvia Maria Dias Pedro Rebouças Universidade Federal do Ceará

DOI:

https://doi.org/10.5585/remark.v15i5.3370

Palavras-chave:

Valores Pessoais, Consumo Colaborativo, Bicicleta Compartilhada, Políticas Públicas, Mobilidade Sustentável.

Resumo

O consumo colaborativo é uma tendência global e em crescimento alavancado por motivações individuais e questões ambientais, sociais e econômicas presentes no cotidiano das pessoas, como uma forma de fomentar um consumo mais consciente e sustentável. Dentre as práticas de consumo colaborativo, o compartilhamento de bicicletas é o mais praticado mundialmente. Considerando a influência dos valores pessoais no comportamento do consumidor, essa pesquisa tem por objetivo analisar as relações entre os valores pessoais dos consumidores e o consumo colaborativo de bicicletas compartilhadas. Para tanto, em relação aos consumidores de bicicletas compartilhadas, identificam-se seus valores pessoais; suas motivações; e seus perfis, bem como se investiga a relação entre valores pessoais e consumo colaborativo. Trata-se de uma pesquisa quantitativa, descritiva, realizada por meio de uma survey com 172 usuários do sistema de compartilhamento de bicicletas de Fortaleza, o Bicicletar. Para tal, utiliza-se análise fatorial exploratória, análise de clusters e regressão linear. Os resultados indicam que os valores pessoais preponderantes dos usuários são autodeterminação e estimulação; a principal motivação para o uso do sistema compartilhado é a economia de custos e tempo; há 3 perfis de consumidores, porém, de forma geral, a bicicleta compartilhada é utilizada prioritariamente para fins de lazer aos finais de semana, por pessoas jovens, com faixa de renda intermediária e com alto nível de escolaridade, ratificando estudos anteriores. Os valores pessoais dos consumidores de bicicleta compartilhada influenciam de forma pouco significativa o consumo colaborativo. Sugere-se ao governo o desenvolvimento de políticas públicas que fomente essa forma de mobilidade sustentável.

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Biografia do Autor

Hanna Rocha de Arruda, Universidade Federal do Ceará

Mestranda em Administração e Controladoria no Programa de Pós-graduação em Admnistração e Controladoria - PPAC da Universidade Federal do Ceará - UFC 

Emanuella Lustosa Bandeira, Universidade Federal do Ceará

Mestranda em Administração e Controladoria no Programa de Pós-graduação em Admnistração e Controladoria - PPAC da Universidade Federal do Ceará - UFC

Áurio Lúcio Leocádio Da Silva, Universidade Federal do Ceará

Professor no Programa de Pós-graduação em Admnistração e Controladoria - PPAC da Universidade Federal do Ceará - UFC

Silvia Maria Dias Pedro Rebouças, Universidade Federal do Ceará

Professora no Programa de Pós-graduação em Admnistração e Controladoria - PPAC da Universidade Federal do Ceará - UFC

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Publicado

05.12.2016

Como Citar

de Arruda, H. R., Bandeira, E. L., Da Silva, Áurio L. L., & Rebouças, S. M. D. P. (2016). Consumo Colaborativo e Valores Pessoais: O Caso da Bicicleta Compartilhada. ReMark - Revista Brasileira De Marketing, 15(5), 683–698. https://doi.org/10.5585/remark.v15i5.3370