O Treinamento de Clientes e sua Relação com a Intenção de Uso do Internet Banking

Autores

  • Marcos Paulo Albarello Friedrich Faculdade Meridional - IMED
  • Kenny Basso Faculdade Meridional - IMED
  • Lurdes Marlene Seide Froemming Faculdade Meridional - IMED
  • Henrique Webber Baseggio Faculdade Meridional - IMED

DOI:

https://doi.org/10.5585/remark.v15i5.3306

Palavras-chave:

Internet Banking, Treinamento, Intenção de Uso.

Resumo

O número de usuários do internet banking no Brasil cresceu muito rápido nos últimos anos, alcançando mais de 37 milhões (Febraban, 2013). Esse sistema é uma excelente ferramenta para redução de filas bancárias, porém do total de usuários, somente 20% faz suas transações financeiras pela internet, o restante utiliza apenas para consultas. Partindo desses dados e com intuito de ampliar o uso do sistema, esse estudo busca identificar qual o impacto do treinamento em internet banking sobre a intenção de uso desse sistema mediado pela percepção de risco, pela confiança e pela facilidade de uso percebida. Realizou-se uma pesquisa descritiva/quantitativa com coleta de dados através de questionário online. Os resultados apresentaram valores significativos para ambas as variáveis mediadoras e permitiu inferir-se que o treinamento em internet banking amplia a intenção de uso de maneira indireta, através da redução da percepção de risco e do aumento da facilidade de uso percebida e da confiança.

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Biografia do Autor

Marcos Paulo Albarello Friedrich, Faculdade Meridional - IMED

Mestre em Administração. Professor da IMED Business School.

Kenny Basso, Faculdade Meridional - IMED

Doutor em Administração. Professor e Pesquisador do Programa de Pós-Graduação em Administração da IMED Business School.

Lurdes Marlene Seide Froemming, Faculdade Meridional - IMED

Doutora em Administração. Professora e Pesquisadora do Programa de Pós-Graduação em Administração da IMED Business School.

Henrique Webber Baseggio, Faculdade Meridional - IMED

Graduando em Administração pela IMED Business School.

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Publicado

05.12.2016

Como Citar

Friedrich, M. P. A., Basso, K., Froemming, L. M. S., & Baseggio, H. W. (2016). O Treinamento de Clientes e sua Relação com a Intenção de Uso do Internet Banking. ReMark - Revista Brasileira De Marketing, 15(5), 655–668. https://doi.org/10.5585/remark.v15i5.3306