Os Desafios da Marca na Instituição de Ensino Superior

Autores

  • Mehran Ramezanali UNIDAVI - Centro Universitário para o Desenvolvimento do Alto vale de Itajaí
  • Maria José Barbosa de Souza UNIVALI - Universidade do Vale de Itajaí
  • Amelia Silveira UNINOVE - Universidade de Nove de Julho

DOI:

https://doi.org/10.5585/remark.v13i3.2612

Palavras-chave:

Gestão da marca. Serviços Educacionais. Instituições de Ensino Superior (IES).

Resumo

Analisar a percepção dos gestores sobre a gestão da marca em instituições de ensino superior (IES) que integram a Associação Catarinense das Fundações Educacionais (ACAFE), em Santa Catarina, Brasil, se constituiu no objetivo deste estudo. A pesquisa exploratória, com abordagem qualitativa, utilizando o método de múltiplos casos foi adotada como metodologia. A coleta de dados primários foi realizada por meio de entrevista, em profundidade, baseada em roteiro semiestruturado, sendo os sujeitos sociais os reitores e os responsáveis pelo marketing das instituições membros da ACAFE. A análise de conteúdo foi utilizada para a interpretação dos significados das respostas obtidas na pesquisa de campo. Os resultados evidenciam que há entendimento e reconhecimento sobre a importância do processo de gestão da marca da IES. E, que este processo é de responsabilidade de todos na instituição. Entretanto, ainda existem desafios para a consolidação deste processo, sendo os principais entraves: o posicionamento da marca, o comprometimento do público interno e a resistência à mudança, dentre outros. Como são poucos os estudos sobre o tema, estes resultados servem para ampliar o conhecimento sobre o processo de gestão de marca em IES. 

 

DOI: 10.5585/remark.v13i3.2612

 


Downloads

Não há dados estatísticos.

Downloads

Publicado

11.08.2014

Como Citar

Ramezanali, M., Barbosa de Souza, M. J., & Silveira, A. (2014). Os Desafios da Marca na Instituição de Ensino Superior. ReMark - Revista Brasileira De Marketing, 13(3), 78–89. https://doi.org/10.5585/remark.v13i3.2612

Edição

Seção

Artigos