Modelagem de Equações Estruturais Baseada em Covariância (CB-SEM) com o AMOS: Orientações sobre a sua aplicação como uma Ferramenta de Pesquisa de Marketing

Autores

  • Joseph F. Hair Jr. Colles College of Business Kennesaw State University
  • Marcelo Luiz Dias da Silva Gabriel Universidade Nove de Julho - UNINOVE, São Paulo
  • Vijay K. Patel Colles College of Business Kennesaw State University

DOI:

https://doi.org/10.5585/remark.v13i2.2718

Palavras-chave:

Modelagem de Equações Estruturais (SEM), baseado em covariância SEM, AMOS, Pesquisa de Marketing.

Resumo

A modelagem de equações estruturais (Structural Equation Modeling -SEM) é cada vez mais usada como um método para a conceituação e desenvolvimento de aspectos teóricos nas ciências sociais aplicadas, em particular na área de marketing, pois mais e mais há a necessidade de avaliar vários constructos e relações latentes complexas. Também, constructos de segunda ordem podem ser modelados fornecendo uma melhor compreensão teórica de relações com boa parcimônia. Modelagens do tipo SEM são, em particular, bem adequadas para investigar as relações complexas entre os vários constructos. Os dois métodos analíticos SEM mais prevalentes são os baseados em covariância SEM (CB-SEM) e os baseados em variância SEM (PLS-SEM). Embora cada técnica tenha suas vantagens e limitações, neste artigo vamos nos concentrar no CB-SEM com o AMOS para ilustrar sua aplicação na análise das relações entre orientação para o cliente, a orientação para os funcionários e desempenho da empresa. Também será demonstrado como constructos de segunda ordem são úteis para modelar os componentes de pró-atividade e responsividade dessas relações.

 

DOI: 10.5585/remark.v13i2.2718

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Biografia do Autor

Joseph F. Hair Jr., Colles College of Business Kennesaw State University

 Doutor em Administração pela Universidade da Flórida. Professor do Colles College of Business Kennesaw State University. 

Marcelo Luiz Dias da Silva Gabriel, Universidade Nove de Julho - UNINOVE, São Paulo

Doutor em Educação (Ciência e Tecnologia) pela Universidade Estadual de Campinas - UNICAMP (2011), Mestre em Administração de Empresas pelo Centro Universitário Álvares Penteado - UNIFECAP (2005), MBA Executivo em Marketing pelo IBMEC (2001) e Bacharel em História pela Universidade de São Paulo - USP (1997). Professor do curso de Mestrado Profissional em Administração - Gestão Ambiental e Sustentabilidade (GeAS) da Universidade Nove de Julho. Atuou como professor dos cursos de pós-graduação (lato sensu) Business School São Paulo (BSP), IPOG - Instituto de Pos-Graduação (Goiânia - GO) UNIFIEO e Universidade São Marcos e dos cursos de graduação das Faculdades Oswaldo Cruz e Faculdades Integradas Teresa Martin. Pesquisa nos seguintes temas: Gestão do Marketing Verde, Consumo Sustentável, Métodos Quantitativos e Metodologia de Pesquisa. Membro do Comitê Editorial do Journal of Marketing Analytics. Atuou como executivo em multinacionais nas áreas de Vendas e Marketing.

Publicado

23.05.2014

Como Citar

Hair Jr., J. F., Gabriel, M. L. D. da S., & Patel, V. K. (2014). Modelagem de Equações Estruturais Baseada em Covariância (CB-SEM) com o AMOS: Orientações sobre a sua aplicação como uma Ferramenta de Pesquisa de Marketing. ReMark - Revista Brasileira De Marketing, 13(2), 44–55. https://doi.org/10.5585/remark.v13i2.2718