Emoções e Satisfação de Compra em Situação de Crowding: Uma Abordagem Capital Versus Interior

Autores

  • Izabelle Quezado Universidade Estadual do Ceará - UECE
  • Rômulo Bernardino Lopes da Costa Universidade Estadual do Ceará - UECE
  • Verónica Peñaloza Universidade Estadual do Ceará - UECE
  • Maruza Vieira Barboza Universidade Estadual do Vale do Acaraú - UVA

DOI:

https://doi.org/10.5585/remark.v11i3.2371

Palavras-chave:

Percepção de Crowding, Satisfação de Compra, Emoções

Resumo

Esta pesquisa investiga o comportamento do consumidor em condição de alta densidade de loja, relacionando percepção de crowding, emoções e satisfação do consumidor em duas cidades, com diferentes aspectos culturais. A partir de uma pesquisa quantitativa com 401 consumidores em ambiente real de varejo, os resultados mostram, conforme esperado, a influência da variável cultura nos construtos relacionados. Na cidade de interior, onde a aglomeração é encarada de forma positiva, a percepção de crowding foi menor e a satisfação de compra e emoções positivas maiores. Na capital, onde os aspectos negativos da alta densidade são mais intensos, houve maior percepção de crowding, menor satisfação de compra e mais emoções negativas. DOI: 10.5585/remark.v11i3.2371

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Biografia do Autor

Izabelle Quezado, Universidade Estadual do Ceará - UECE

Mestranda em Administração pela Universidade Estadual do Ceará - UECE

Rômulo Bernardino Lopes da Costa, Universidade Estadual do Ceará - UECE

Mestrando em Administração pela Universidade Estadual do Ceará - UECE

Verónica Peñaloza, Universidade Estadual do Ceará - UECE

Doutora em Economia pela Universidade de São Paulo - USP. Professora do Mestrado em Administração da Universidade Estadual do Ceará - UECE.

Maruza Vieira Barboza, Universidade Estadual do Vale do Acaraú - UVA

Mestre em Administração pela Universidade de Fortaleza - UNIFOR. Professora de Graduação da Universidade Estadual do Vale do Acaraú - UVA.

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Publicado

26.12.2012

Como Citar

Quezado, I., da Costa, R. B. L., Peñaloza, V., & Barboza, M. V. (2012). Emoções e Satisfação de Compra em Situação de Crowding: Uma Abordagem Capital Versus Interior. ReMark - Revista Brasileira De Marketing, 11(3), 220–240. https://doi.org/10.5585/remark.v11i3.2371