O Poder da Imagem Fotográfica: Uma Análise das Imagens de Luiz Inácio Lula Da Silva Durante As Campanhas Presidenciais de 1989 e 2002, Publicadas nas Revistas Veja e Istoé

Autores

  • Cristina Maranhão Pontifícia Universidade Católica de São Paulo

DOI:

https://doi.org/10.5585/remark.v7i1.954

Palavras-chave:

Eleições. Imagem fotográfica. Luiz Inácio Lula da Silva. Revista Istoé. Revista Veja.

Resumo

Neste trabalho, procurou-se atentar para o “poder” das imagens fotográficas. Quando atreladas aos meios de comunicação, recebem novas cargas simbólicas e passam a constituir o discurso ideológico de cada um. Para a compreensão dessa faceta da imagem, realizou-se uma análise das imagens fotográficas veiculas pelas revistas Veja e IstoÉ durantes as campanhas eleitorais presidenciais de 1989 e 2002, do então candidato Luiz Inácio Lula da Silva. Cada momento histórico e linha ideológica de ambas as revistas geraram enunciados discursivos próprios, produzindo uma caracterização do candidato. Cada revista procurou, por meio da utilização das imagens e recursos técnicos (diagramação, edição, legendas) montar um Lula. Em alguns casos, enfatizavam sua trajetória de luta como metalúrgico, ligado à esquerda nacional, e buscavam consolidar a imagem do pesadelo da elite nacional; em outros momentos, caracterizavam-no como o candidato ideal para salvar o país.

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Biografia do Autor

Cristina Maranhão, Pontifícia Universidade Católica de São Paulo

Bacharel em Fotografia pela Universidade Senac-SP Mestre em Ciências Sociais pela PUC-SP Pesquisadora do Núcleo de Estudos em Arte, Mídia e Politica (NEAMP)

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Publicado

13.02.2009

Como Citar

Maranhão, C. (2009). O Poder da Imagem Fotográfica: Uma Análise das Imagens de Luiz Inácio Lula Da Silva Durante As Campanhas Presidenciais de 1989 e 2002, Publicadas nas Revistas Veja e Istoé. ReMark - Revista Brasileira De Marketing, 7(1), 13–22. https://doi.org/10.5585/remark.v7i1.954

Edição

Seção

Artigos