Teorias aplicadas ao franchising: um estudo de caso do pré e pós franqueamento

Autores/as

DOI:

https://doi.org/10.5585/remark.v22i2.23443

Palabras clave:

Franquia, Franchising, Teoria da Escassez de Recursos, Teoria da Agência

Resumen

Objetivo do estudo: Este trabalho objetivou analisar e comparar como as teorias explicativas do franqueamento são observadas no contexto do pré franqueamento (motivações para decisão) e após os primeiros anos de operação de uma franquia (efeitos da decisão) de uma franqueadora de um país em desenvolvimento, caracterizando desta forma a visão longitudinal acerca do processo de franqueamento de uma marca.

Metodologia/abordagem: Esta pesquisa valeu-se de uma metodologia qualitativa, por meio da condução de um estudo de caso único. Justifica-se a escolha do caso pelo fato de ser uma franqueadora do mais relevante segmento no país (alimentação), bem como, pelo fato da marca ter sido desenvolvida com objetivo de torna-se uma franqueadora, sendo inspirada, em uma das maiores franqueadoras norte americanas. A coleta de dados foi realizada por meio de duas entrevistas (2018 e 2022) com um dos empreendedores (Diretor Executivo) da marca. Análise documental foi utilizada para complementar os dados obtidos. Utilizou-se da Análise de Conteúdo para análise das informações coletadas.

Principais resultados: Pode-se concluir que a Captação de Recursos Financeiros e o Desenvolvimento de Economias de Escala foram importantes para decisão de franqueamento, bem como, trouxeram impactos positivos após a conversão. Fatores como Conhecimento Local do Franqueado e Minimização dos Custos de Monitoramento não foram determinantes para decisão, contudo, apresentaram benefícios para franqueadora.

Contribuições teóricas/metodológicas: Esta pesquisa contribui com a literatura sobre franquias ao explorar o processo de expansão de uma franqueadora em um país em desenvolvimento. Ao mesmo tempo, contribui ao realizar uma análise longitudinal do processo de expansão de uma franqueadora, analisando as motivações para decisão de franqueamento e os efeitos desta decisão.

Relevância/originalidade: A principal originalidade deste trabalho consiste na análise longitudinal do processo de franqueamento de uma marca. Diferenciando-se de visão retrospectiva geralmente utilizada em trabalhos da área.

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Biografía del autor/a

Matheus Dermonde, Universidade Estadual de Campinas – UNICAMP

Mestre em Administração

 

Silmara Cristiane Gomes, Centro Universitário Senac – Senac

Doutora em Administração

Renato de Castro Garcia, Universidade Estadual de Campinas – UNICAMP

Doutor em Economia

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Publicado

2023-06-12

Cómo citar

Dermonde, M., Gomes, S. C., & Garcia, R. de C. (2023). Teorias aplicadas ao franchising: um estudo de caso do pré e pós franqueamento. ReMark - Revista Brasileira De Marketing, 22(2), 655–701. https://doi.org/10.5585/remark.v22i2.23443

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Artigos