Geomarketing e o problema da questão locacional nos estudos de marketing

Autores/as

DOI:

https://doi.org/10.5585/remark.v19i2.17777

Palabras clave:

Geomarketing, Métodos locacionais, Lugar e espaço, Marketing regional

Resumen

Objetivo do estudo: Revelar o real interesse dos pesquisadores de marketing pela questão locacional (geomarketing) e demonstrar como aspectos metodológicos (implicações dos métodos locacionais) e teóricos (diferenças conceituais) atuam na estagnação e na baixa participação da produção científica de estudos de geomarketing.

Metodologia/abordagem: Coleta de dados por meio de questionário, bases de dados científicas e demográficas, tratados por métodos estatísticos (teste-t/regressão) e locacionais.

Principais resultados: O grande interesse dos pesquisadores de marketing pela questão locacional não se reflete em volume de produção científica. Implicações dos diferentes métodos locacionais nos resultados de um problema de marketing são pouco exploradas. O uso de sistemas de informação geográfica (GIS) e a vinculação teórica das pesquisas à estrutura seminal do marketing se apresentam como elementos que dificultam pesquisas em geomarketing, se colocando também como possíveis justificativas para o baixo número de publicações de geomarketing nas áreas de negócios (administração/marketing).

Contribuições teóricas/metodológicas: Métodos locacionais podem ser reproduzidos sem GIS. As implicações associadas aos métodos locacionais podem ser utilizadas como direcionadores da solução para cada problema de pesquisa. Os problemas de geomarketing podem ser vinculados à teoria do marketing, desde que o lugar se apresente como elemento de ligação com o mercado e sua dinâmica, e não como objeto desconectado do comportamento dos consumidores.

Relevância/originalidade: A pesquisa mostra como evitar a aplicação inconsistente de técnicas, conceitos e rótulos geográficos nos vários domínios empíricos do marketing regional, um ponto relevante para aumentar o número de pesquisas de geomarketing em países em desenvolvimento como o Brasil.

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Biografía del autor/a

Matheus Pereira Libório, PUC Minas

Doutorando em Administração, possui graduação em Ciências Econômicas (2011) e Administração de Empresas (2016), ambas pela FEAD, especialização em Geoprocessamento pela PUC, MBA em Administração Estratégica e Inteligência Competitiva pela UNIARA e mestrado em Tratamento da Informação Espacial pela Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais (2016). Atualmente é Professor dos Cursos de Especialização de Geoprocessamento e de Inteligência de Mercado, ambos da Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais, é conselheiro e detentor de propriedade intelectual de produtos da SL Sistemas de Localização. Tem experiência na área de administração, economia, geoprocessamento e engenharia elétrica, atuando principalmente nos seguintes temas: Planejamento Econômico e Estratégia, Otimização Geográfica, Econometria Espacial e Gestão da Inovação.

Patrícia Bernardes, Puc Minas

Economista, Mestre em Economia, Doutora em Administração pelo Centro de Pós-Graduação e Pesquisa em Administração da Faculdade de Ciências Econômicas da Universidade Federal de Minas Gerais. É Professora do Curso de Administração e do Programa de Pós-Graduação Strito Sensu em Administração da Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais, desde 2002. Publicou artigos em periódicos especializados nacionais e internacionais. Possui 6 capítulos de livros, sendo dois publicados nos EUA. Participou de eventos acadêmicos no Brasil e no exterior, com publicação de textos integrais nos Anais. Participou de pesquisas financiadas pelo FIP da Puc-Minas e pela Fapemig. Atualmente participa de 1 (um) projeto de pesquisa do Fip. Orientou 14 dissertações de mestrado, sendo 2 co-orientações e atualmente orienta 2 (dois) mestrandos. Orientou vários trabalhos de conclusão de curso da graduação na área de economia e administração de empresas. Recebeu o prêmio Minas de Economia, em 2003. Foi homenageada com as medalhas da Inconfidência, em 2006 e Santos Dumont, em 2008. Participa de conselhos gestores, acadêmicos e curadores.Participa como Servidora ad hoc do INEP/Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais, integra o BASis - Banco de Avaliadores do Sistema Nacional de Avaliação da Educação Superior (Texto informado pelo autor)

Petr Iakovlevitch Ekel, Puc Minas

Bolsista de Produtividade em Pesquisa 1A. Doutorado em Centrais, Redes e Sistemas Elétricos pela Suprema Comissão de Atestados junto ao Conselho de Ministros da URSS, União Soviética(1990). Pesquisador e Consultor do Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico , Brasil. Professor titular da PUC-MG, orientador de teses de doutorado da UFMG

Felipe Diniz Ramalho, UFMG

Mestre em Engenharia Elétrica e Engenheiro em Eletrônica e de Telecomunicações pela Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais (2007) especialista em Portos pela Universidade Federal do Maranhão. Tem experiência na área de Engenharia de Produção, com ênfase em Planejamento, Projeto e Controle de Sistemas de Produção, Engenharia de Manutenção, Engenharia de Software e Sistemas de Telecomunicações.

Angélica Cidália Gouveia dos Santos, Puc Minas - Faculdades Kennedy e Promove

Doutorando em Administração na Puc Minas, possui graduação em Ciências Econômicas pela Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais (2000) e Mestrado em Economia pela Universidade de Coimbra (2005). Atualmente é professora da Escola de Engenharia Kennedy, das Faculdades Kennedy e das Faculdades Promove; e sócia da VMS Consultoria Ltda. Tem experiência na área de Economia, Matemática Financeira e Estatística.

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Publicado

2020-07-29

Cómo citar

Libório, M. P., Bernardes, P., Ekel, P. I., Ramalho, F. D., & Gouveia dos Santos, A. C. (2020). Geomarketing e o problema da questão locacional nos estudos de marketing. ReMark - Revista Brasileira De Marketing, 19(2), 448–469. https://doi.org/10.5585/remark.v19i2.17777

Número

Sección

Artigos