Geomarketing e o problema da questão locacional nos estudos de marketing
DOI:
https://doi.org/10.5585/remark.v19i2.17777Palabras clave:
Geomarketing, Métodos locacionais, Lugar e espaço, Marketing regionalResumen
Objetivo do estudo: Revelar o real interesse dos pesquisadores de marketing pela questão locacional (geomarketing) e demonstrar como aspectos metodológicos (implicações dos métodos locacionais) e teóricos (diferenças conceituais) atuam na estagnação e na baixa participação da produção científica de estudos de geomarketing.
Metodologia/abordagem: Coleta de dados por meio de questionário, bases de dados científicas e demográficas, tratados por métodos estatísticos (teste-t/regressão) e locacionais.
Principais resultados: O grande interesse dos pesquisadores de marketing pela questão locacional não se reflete em volume de produção científica. Implicações dos diferentes métodos locacionais nos resultados de um problema de marketing são pouco exploradas. O uso de sistemas de informação geográfica (GIS) e a vinculação teórica das pesquisas à estrutura seminal do marketing se apresentam como elementos que dificultam pesquisas em geomarketing, se colocando também como possíveis justificativas para o baixo número de publicações de geomarketing nas áreas de negócios (administração/marketing).
Contribuições teóricas/metodológicas: Métodos locacionais podem ser reproduzidos sem GIS. As implicações associadas aos métodos locacionais podem ser utilizadas como direcionadores da solução para cada problema de pesquisa. Os problemas de geomarketing podem ser vinculados à teoria do marketing, desde que o lugar se apresente como elemento de ligação com o mercado e sua dinâmica, e não como objeto desconectado do comportamento dos consumidores.
Relevância/originalidade: A pesquisa mostra como evitar a aplicação inconsistente de técnicas, conceitos e rótulos geográficos nos vários domínios empíricos do marketing regional, um ponto relevante para aumentar o número de pesquisas de geomarketing em países em desenvolvimento como o Brasil.
Descargas
Citas
Aboulola, O. I. (2017). A Literature Review of Spatial Location Analysis for Retail Site Selection. In AMCIS.
Allo, N. (2014). A challenge for geomarketing in developing countries: The Nigerian narrative. International Journal of Market Research, 56(3), 297-316.
Applebaum, W. (1966). Methods for determining store trade areas, market penetration, and potential sales. Journal of Marketing Research, 127-141.
Aranha, F. (1996). Sistema de Informação Geográfica: uma arma estratégica para o Database Marketing. Revista de Administração de Empresas, 36(2), 12-16.
Baños, R., Wandosell, G., & Parra, M. C. (2016). Web GIS to enhance relational capital: the case of general merchandise retailers. Journal of Knowledge Management, 20(3), 578-593.
Barbato, A. M. (2016). A aplicabilidade do geomarketing na gestão estratégica de marketing. Maiêutica-Estudos Contemporâneos em Gestão Organizacional, 4(1).
Baviera-Puig, A., Buitrago-Vera, J., & Escriba-Perez, C. (2016). Geomarketing models in supermarket location strategies. Journal of Business Economics and Management, 17(6), 1205-1221.
Bozeman, J. R., Davey, M., Hutchins, S., Mori, J., Nicholson, T., Salvadore, A., & St. Germain, K. (2018). Redistricting without gerrymandering, utilizing the convexity ratio, and other applications to business and industry. Applied Stochastic Models in Business and Industry.
Castilhos, R. B., & Dolbec, P. Y. (2018). Conceptualizing spatial types: characteristics, transitions, and research avenues. Marketing Theory, 18(2), 154-168.
Castilhos, R. B., Dolbec, P. Y., & Veresiu, E. (2017). Introducing a spatial perspective to analyze market dynamics. Marketing Theory, 17(1), 9-29.
Castilhos, R., Dolbec, P. Y., & Veresiu, E. (2014). Conceptualizing the space of markets: how spatiality influences market dynamics. ACR North American Advances.
Cavallone, M., Magno, F., & Zucchi, A. (2017). Improving service quality in healthcare organisations through geomarketing statistical tools. The TQM Journal, 29(5), 690-704.
Chacón-García, J. (2017). Geomarketing techniques to locate retail companies in regulated markets. Australasian Marketing Journal (AMJ), 25(3), 185-193.
Chatzidakis, A., McEachern, M., & Warnaby, G. (2014). Virtual special issue: The concept of place in marketing theory and research. Marketing Theory.
Cliquet, G. (Ed.). (2013). Geomarketing: Methods and strategies in spatial marketing. John Wiley & Sons.
Cliquet, G. (Ed.). (2013). Geomarketing: Methods and strategies in spatial marketing. John Wiley & Sons.
Converse, P. D. (1949). New laws of retail gravitation. Journal of marketing, 14(3), 379-384.
Cordeiro, R. A., Barbone, D., Cruz, R. C., & de Rezende Francisco, E. (2017). Uso de Sistema de Informação Geográfica na Gestão do Marketing Mix: o caso de uma rede de calçados femininos. Future Studies Research Journal: Trends and Strategies, 9(1), 95-114.
Douard, J. P., Heitz, M., & Cliquet, G. (2015). Retail attraction revisited: From gravitation to purchase flows, a geomarketing application. Recherche et Applications en Marketing (English Edition), 30(1), 110-129.
Escobar-Moreno, N. R., Molina, J. M. J., & Palma, G. L. G. (2015). El geomarketing como instrumento para la toma de decisiones de mercado en la organización: una caracterización preliminar de su utilidad. Revista ESPACIOS| Vol. 36 (Nº 18) Año 2015.
Farahani, R. Z., Asgari, N., Heidari, N., Hosseininia, M., & Goh, M. (2012). Covering problems in facility location: A review. Computers & Industrial Engineering, 62(1), 368-407.
Giovanardi, M., & Lucarelli, A. (2018). Sailing through marketing: A critical assessment of spatiality in marketing literature. Journal of Business Research, 82, 149-159.
Goi, C. L. (2009). A review of marketing mix: 4Ps or More?. International journal of marketing studies, 1(1), 2.
Grether, E. T. (1983). Regional-spatial analysis in marketing. The Journal of Marketing, 36-43.
IBGE. (2010). Censo demográfico 2010. Disponível em: http://www. ibge. gov. br. Acesso em 4 mar. 2018.
Kaar, C., & Stary, C. (2018). Intelligent business transformation through market‐specific value network analysis: Structured interventions and process bootstrapping in geomarketing. Knowledge and Process Management.
Kita, P., Szczyrba, Z., Fiedor, D., & Letal, A. (2017). Recognition of business risks when purchasing goods on the Internet using GIS: experience from Slovakia. Electronic Commerce Research, 1-17.
Lagrosen, S., & Svensson, G. (2006). A seminal framework of marketing schools: revisited and updated. Journal of Management History, 12(4), 369-384.
Libório, M. P. (novembro, 2014). Ajuste gráfico de setores censitários. Anais do XIX Encontro Nacional de Estudos Populacionais, ABEP, São Pedro/SP – Brasil, 28.
McCarthy, E. J. (1964). Basic Marketing, IL: Richard D. Irwin.
Owen, S. H., & Daskin, M. S. (1998). Strategic facility location: A review. European journal of operational research, 111(3), 423-447.
Ramadani, V., Zendeli, D., Gerguri-Rashiti, S., & Dana, L. P. (2018). Impact of geomarketing and location determinants on business development and decision making. Competitiveness Review: An International Business Journal, 28(1), 98-120.
Reilly, W. J. (1931). The law of retail gravitation. WJ Reilly.
Rodríguez, V., Olarte-Pascual, C., & Saco, M. (2017). Application of geographical information systems for the optimal location of a commercial network. European Journal of Management and Business Economics, 26(2), 220-237.
Shaw, E. H., & Jones, D. B. (2005). A history of schools of marketing thought. Marketing Theory, 5(3), 239-281.
Sheth, J. N., Gardner, D. M., & Garrett, D. E. (1988). Marketing theory: evolution and evaluation (Vol. 1). New York: Wiley. Capítulo 2.
Snyder, S. A., & Haight, R. G. (2016). Application of the maximal covering location problem to habitat reserve site selection: a review. International Regional Science Review, 39(1), 28-47.
Tobler, W. R. (1970). A computer movie simulating urban growth in the Detroit region. Economic geography, 46(sup1), 234-240.
Tong, D., & Murray, A. T. (2017). Location analysis: Developments on the horizon. In Regional Research Frontiers-Vol. 2 (pp. 193-208). Springer, Cham.
Vincenty, T. (1975). Direct and inverse solutions of geodesics on the ellipsoid with application of nested equations. Survey review, 23(176), 88-93.
Vyt, D., & Cliquet, G. (2017). Towards a fairer manager performance measure: a DEA application in the retail industry. The International Review of Retail, Distribution and Consumer Research, 27(5), 450-467.
Weber, A. (1929). Theory of the Location of Industries. University of Chicago Press. M. S.
Willart, S. P. (2015). Price competition in retailing: The importance of the price density function. Journal of Retailing and Consumer Services, 26, 125-132.
Zuluaga, J. D., & Escobar, D. A. (2017). Geomarketing Analysis for Shopping Malls in Manizales (Colombia). Accessibility approach methodology. Revista Espacios, 38(21).
Descargas
Publicado
Cómo citar
Número
Sección
Licencia
Derechos de autor 2020 Revista Brasileira de Marketing
Esta obra está bajo una licencia internacional Creative Commons Atribución-NoComercial-CompartirIgual 4.0.