Rótulos no varejo de autosserviço: a forma de apresentação da informação nutricional na embalagem pode aumentar a percepção de saudabilidade e a intenção de compra?

Autores/as

DOI:

https://doi.org/10.5585/remark.v19i2.17776

Palabras clave:

Embalagem, Rotulagem nutricional, Marketing de produto, Comportamento do consumidor de alimentos

Resumen

Objetivo: Investigar se diferentes formas de apresentação da informação nutricional no painel frontal das embalagens de alimentos interferem na percepção de saudabilidade e na intenção de compra no varejo brasileiro.

Método: Survey online com 399 respondentes. Cada um analisou sete embalagens distintas e dois produtos – cereal matinal e biscoito recheado. Utilizaram-se embalagens reais com a aplicação de diferentes formas de apresentação da informação nutricional (GDA, nutrition claims, sistema de informação por grupo de alimento e cenário completo, incluindo todas as formas em conjunto).

Originalidade/Relevância: Impacta os estudos sobre tomada de decisão do consumidor de alimentos ancorados em estratégias de “marketing nutricional” (Colby et al., 2010), em um contexto com preocupação crescente com o consumo de alimentos mais saudáveis. Informações nutricionais no painel frontal podem melhorar a precisão de julgamentos sobre a qualidade nutricional dos alimentos e bebidas (Roberto, 2012), reforçando a saudabilidade dos produtos.

Resultados: A presença de uma combinação de diferentes formas de apresentação (cenário completo) impactou positivamente e de forma mais consistente a percepção de saudabilidade do produto, quando comparada com o uso de uma única forma de apresentação, considerando-se o produto mais saudável e igualmente levando a uma maior probabilidade de compra.

Contribuições teóricas/metodológicas: É indicado utilizar os nutrition claims, melhor avaliado pelos consumidores, corroborando Williams (2005) e Feunekes, Gortemaker, Willems, Lion e Kommer (2008). Contribui-se, assim, tanto para estudos sobre rotulagem e embalagens como na compreensão do processo de decisão de compra sobre alimentos.

Contribuições sociais/para a gestão: O estudo ratifica práticas de rotulagem nutricional que atraem a atenção do consumidor e aumentam a percepção de saudabilidade e a intenção de compra, contribuindo para a promoção de uma imagem de produto saudável e o aumento das vendas, com impactos para a gestão de produtos e marcas e políticas sociais sobre alimentação.

Descargas

Los datos de descargas todavía no están disponibles.

Biografía del autor/a

Bianca Castro da Silva Maraninchi Ricci, PUCRS

Mestre em Administração pelo PPGAd/PUCRS.

Vinícius Sittoni Brasil, PUCRS

Professor titular da Escola de Negócios da PUCRS.

Stefânia Ordovás de Almeida, PUCRS

Professora e pesquisadora do Programa de Pós-Graduação em Administração da Escola de Negócios da PUCRS.

Citas

Aaker, D.A., Kumar, V. & Day, G.S. (2004). Pesquisa de Marketing. (2a ed.). São Paulo: Atlas.

ABIMAPI (2019). Associação Brasileira das Indústrias de Biscoitos, Massas Alimentícias e Pães & Bolos. Recuperado a partir de https://www.abimapi.com.br/.

Andrews, J.C., Burton, S. & Kees, J. (2011). Is simpler always better? Consumer evaluations of front-of-package nutrition symbols. Journal of Public & Marketing, 30(2), 175-190.

Azman, N. & Sahak, S. (2014). Nutritional Label and Consumer Buying Decision: A Preliminary Review. Procedia – Social and Behavioral Sciences, 490-498.

Balasubramanian, S.K. & Cole, C. (2002). Consumers’ search and use of nutrition information: The challenge and promise of the nutrition labeling and education act. Journal of Marketing, 66 (3), 112-127.

Banterle, A., Cavaliere, A. & Ricci, E.C. (2013). Food labelled information: An empirical analysis of consumer preferences. International Journal on Food System Dynamics, 3 (2), 156-170.

Bialkova, S. & VanTrijp, H. (2010). What determines consumer attention to nutrition labels? Food Quality and Preference, 21 (8), 1042-1051.

Bialkova, S., Grunert, K.G. & Van Trijp, H. (2013). Standing out in the crowd: The effect of information clutter on consumer attention for front-of-pack nutrition labels. Food Policy, 41, 65-74.

Bitzios, M., Fraser, I. & Haddock-Fraser, J. (2011). Functional ingredients and food choice: Results from a dual-mode study employing means-end-chain analysis and a choice experiment. Food Policy, 36 (5), 715-725.

Bolton, L.E., Cohen, J.B. & Bloom, P.N. (2006). Does marketing products as remedies create "Get out of jail free cards"? Journal of Consumer Research, 33, 71-81.

Bordenave, J.E.D. (2002). Além dos meios e mensagens. (10a ed.). Petrópolis: Vozes.

Borgmeier, I. & Westenhoefer, J. (2009). Impact of different food label formats on healthiness evaluation and food choice of consumers: a randomized-controlled study. BMC Public Health, 9 (1), 1-12.

Burton, M. & Pearse, D. (2002). Consumer attitudes towards genetic modification, functional foods, and microorganisms: A Choice modeling experiment for beer. AgBioForum, 5 (2), 51- 58.

Byrd-Bredbenner, C., Wong, A. & Cottee, P. (2000). Consumer understanding of US and EU nutrition labels. British Food Journal, 102 (8), 615-629.

Campos, S., Doxey, J. & Hammond, D. (2011). Nutrition labels on pre-packaged foods: a systematic review. Public Health Nutrition, 14 (8), 1496-1506.

Cannoosamy, K., Pugo-Gunsam, P. & Jeewon, R. (2014). Consumer Knowledge and Attitudes toward Nutritional Labels. Journal of Nutrition Education and Behaviour, 46 (5), 334-340.

Cavaliere, A., Ricci, E.C., & Banterle, A. (2015). Nutrition and health claims: Who is interested? An empirical analysis of consumer preferences in Italy. Food Quality and Preference, 41, 44-51.

Colby, S. E. et al. (2010). Nutrition marketing on food labels. Journal of Nutrition Education and Behavior, v. 42, n. 2, p. 92-98.

Cooper, D. R. & Schindler, P.S. (2003). Métodos de Pesquisa em Administração. Porto Alegre: Bookman.

Cowburn, G. & Stockley, L. (2005). Consumer understanding and use of nutrition labeling: a systematic review. Public Health Nutrition, Wallingford, 16 (2), 21-28.

Drichoutis, A.C., Lazaridis, P. & Nayga, R. Jr. (2005). Nutrition knowledge and consumer use of nutritional food labels. European Review of Agricultural Economics, 32 (1), 93-118.

Drichoutis, A.C., Lazaridis, P. & Nayga, R. Jr. (2006). Consumer´s use of nutritional labels: a review of research studies and issues. Academy of Marketing Science Review, 2006 (9), 1-22.

Drichoutis, A.C. et al. (2008). A theoretical and empirical investigation of nutrition label use. The European Journal of Health Economics. Eur. J. Health Econ., 9, 293-304.

Ferreira, A.B. & Lanfer-Marquez, U.M. (2007). Legislação Brasileira referente à rotulagem nutricional de alimentos. Revista de Nutrição, 20 (1), 83-93.

Feunekes, G.I. J., Gortemaker, I. A., Willems, A.A., Lion, R & Kommer, M. (2008) Front-of-pack nutrition labeling: Testing effectiveness of different nutrition labelling formats front-of-pack in four European countries. Appetite, 50, 57-70.

Fidling, M.G. et al. (2018). Comparing Five Front-of-Pack Nutrition Labes’ Influence on Consumers’ Perceptions and Purchase Intentions. Preventive Medicne, 106, 114-121, https://doi.org/10.1016/j.ypmed.2017.10.022.

Giehl, R. B. T. (2008). A importância das informações nutricionais nos rótulos de alimentos na intenção de compra do consumidor. (Dissertação de Mestrado). Faculdade de Administração e Negócios – Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul, Porto Alegre, RS, Brasil.

Graham, D.J. et al. (2016). Impact of Explained versus Unexplained Front-of-Package Butrition Labels on Parent and Child Food Choices: a randomized trial. Public Health Nutrition. 20 (5), 774-785.

Gurgel, F.A. (2007). Administração da Embalagem. São Paulo: Thomson Learning.

Hair J. et al. (2009). Análise Multivariada de Dados. (6a ed). Porto Alegre: Bookman.

Herpen, E. & Van Trijp, H. (2011). Front-of-pack nutrition labels. Their effect on attention and choices when consumers have varying goals and time constraints. Appetite, 57(1), 148-160.

Higginson, C., Rayner, M., Draper, S. & Kirk, T. R. (2002). The Nutrition label – which information is looked at? Nutrition and Food Science, 32 (3), 92-99.

Ikonen, L., Sotgiu, F., Aydinli, A. & Verlegh, P. (2019). Consumer effects of front-of-package nutrition labeling: an interdisciplinary meta-analysis. Journal of the Academy of Marketing Science, https://doi.org/10.1007/s11747-019-00663-9.

Kaltcheva, M.B., Kaltcheva, V., Patino, A. & Leventhal, R. (2013). Front-of-package product labels: influences of varying nutritional food labels on parental decisions. Journal of Product & Brand Management, 352-361.

Keller, S. B. et al. (1997). The effects of nutrition package claims, nutrition facts panels, and motivation to process nutrition information on consumer product evaluations. Journal of Public Policy & Marketing, 256-269.

Lalor, F., Madden, C., McKenzie, K. & Wall, P. G. (2001). Health claims on foodstuffs: A focus group study of consumer attitudes. Journal of Functional Foods, 3, 56–59.

Leathwood, P. D. et al. (2007). Consumer understanding of nutrition and health claims: sources of evidence. British Journal of Nutrition, 98 (3), 474-484.

Mannell, A. et al. (2006). French consumers' use of nutrition labels. Nutrition & Food Science, 36 (3), 159-168.

Marchi, E., Caputo, V., Nayga R. Jr. & Banterle, A. (2016). Time preferences and food choices: evidence from a choice experiment. Food Policy, 62, 99-109.

Miklavec, K.; Pravst, I.; Grunert, K.G.; Klopcic, M. & Pohar, J. (2015). The influence of health claims and nutritional composition on consumer´s yoghurt preferences. Food Quality and Preference, 43, 25-33.

Provencher, V., Polivy, J., & Herman, C. P. (2009). Perceived healthiness of food. If it´s healthy, you can eat more! Appetite, 52 (2), 340-344.

Roberto, C.A., Bragg, M.A., Schwartz, M.B., Swamans, M.J., Musicus, A., Novak, N. & Brownell, K.D. (2012). Facts up front versus traffic light food labels: a randomized controlled trial. American Journal of Preventive Medicine, 43 (2), 134-141.

Savoie, N., Barlow, K., Hervey, K., Binnie, M. & Pasut, L. (2013). Consumer perceptions of front-of-package labelling systems and healthiness of foods. Canadian Journal of Public Health, 104 (5), 359-363.

Spiller, S. A. (2011). Opportunity cost consideration. Journal of Consumer Research, 38, 595–610.

Statista (2019). Breakfast Cereals. Recuperado a partir de https://www.statista.com/outlook/40090100/115/breakfast-cereals/brazil.

Viswanathan, M. & Hastak, M. (2002). The role of summary information in facilitating consumers' comprehension of nutrition information. Journal of Public Policy & Marketing, 21, (2), 305-318.

Vyth, E.L. et al. (2010). Actual use of a front-of-pack nutrition logo in the supermarket: consumer´s motives in food choice. Public Health Nutrition, 13, p. 1882-1889.

Williams, P. (2005). Consumer understanding and use of health claims for foods. Nutrition Reviews, 63 (7), 256-264.

Yantis, S. (2000). Goal-directed and stimulus-driven determinants of attentional control. Attention and Performance, 18, 73-103.

Zafar, M.Z., Hashim, N.A., & Halim, F. (2016) Consumer´s perception toward health claims for healthy food selection. Journal of Scientific Research and Development, 3, 57-67.

Descargas

Publicado

2020-07-29

Cómo citar

Ricci, B. C. da S. M., Brasil, V. S., & Almeida, S. O. de. (2020). Rótulos no varejo de autosserviço: a forma de apresentação da informação nutricional na embalagem pode aumentar a percepção de saudabilidade e a intenção de compra?. ReMark - Revista Brasileira De Marketing, 19(2), 427–447. https://doi.org/10.5585/remark.v19i2.17776

Número

Sección

Artigos