A responsabilidade social empresarial a partir da perscpectiva do consumidor: um estudo cross-cultural

Autores/as

DOI:

https://doi.org/10.5585/remark.v19i2.17773

Palabras clave:

Comportamento do Consumidor, Análise Fatorial Confirmatória. Modelo de Equação estrutural, Responsabilidade Social.

Resumen

Objetivo: Analisar a relação da avaliação da Responsabilidade Social Empresarial (RSE) por consumidores brasileiros e peruanos com suas atitudes e intenção de compra. 

Método: Para análise dos dados, foram utilizados os seguintes métodos estatísticos: análise fatorial confirmatória, modelagem de equações estruturais, Teste T e Teste de Razão de Verossimilhança. 

Principais resultados: Os resultados encontrados apontam que a atitude do consumidor brasileiro é influenciada por atividades socialmente responsáveis relacionadas à sociedade, que a intenção de compra é influenciada por ações de RSE direcionadas à sociedade e à concorrência, e que as atividades direcionadas aos empregados influenciam de maneira negativa a intenção de compra do consumidor brasileiro. Por sua vez, a atitude do consumidor peruano é influenciada por ações direcionadas à empresa, sendo que essas ações e as direcionadas à concorrência influenciam positivamente a intenção de compra do consumidor peruano. Propõe-se que a cultura possa explicar a diferença entre as reações dos consumidores de diferentes países. 

Contribuição: Devido à falta de pesquisas empíricas sobre a RSE e o comportamento do consumidor em países em desenvolvimento, e à inexistência de um estudo cross-cultural desta perspectiva com países latino-americanos, este estudo torna-se relevante para as empresas que pretendem posicionar-se de maneira estratégica em países da América Latina, pois compara consumidores brasileiros e peruanos. 

Relevância/Originalidade: A RSE revelou-se mais relevante para os consumidores peruanos, apesar de esta temática estar em um estágio mais avançado no Brasil.

Descargas

Los datos de descargas todavía no están disponibles.

Biografía del autor/a

Claudia Macedo Pires, Universidade Federal de Mato Grosso do Sul

Mestre em Administração pela Universidade Federal de Mato Grosso do Sul

Rosamaria Cox Moura-Leite, UFMS

Docente do Programa de Pós-Graduação em Administração da Escola de Administração e Negócios da Universidade Federal de Mato Grosso do Sul.

Matheus Wemerson Gomes Pereira

Docente do Programa de Pós-Graduação em Administração da Escola de Administração e Negócios da Universidade Federal de Mato Grosso do Sul.

Isabel Tang Serquen, Universidad Nacional de Tumbes

Docente na Universidad Nacional de Tumbes

Citas

Bhattacharya, C. B. & Sen, S. (2004). Doing better at doing good: When, why, and how consumers respond to corporate social initiatives. California management review, 47(1): 9-24.

Bigné, E., Chumpitaz, R; Andreu, L.,& Swaen, V. (2005). Percepción de la responsabilidad social corporativa: un análisis cross-cultural. Universia Business Review, 14-27.

Bigné, E., Andreu, L., Chumpitaz, R. & Swaen, V. (2006). La influencia de la responsabilidad social corporativa en el comportamiento de compra de estudiantes universitarios. Esic Market, 6:163-189.

Bolton, R. N. & Drew, J. H. (1991). A longitudinal analysis of the impact of service changes on customer attitudes. The Journal of Marketing, 1-9.

Brown, T. J. & Dacin, P. A. (1997). The company and the product: Corporate associations and consumer product responses. The Journal of Marketing, 68-84.

Burton, B. K., Farh, J. L. & Hegarty, W. H. (2000). A cross-cultural comparison of corporate social responsibility orientation: Hong Kong vs. United States students. Teaching Business Ethics, 4(2), 151-167.

Calixto, L. (2013). A divulgação de relatórios de sustentabilidade na América Latina: um estudo comparative. Revista de Administração, 48 (4): 828-842.

Contini, Michele & Annunziata, Eleonora & Rizzi, Francesco & Frey, Marco. (2019). Consumers' corporate social responsibility and corporate ability associations as predictors of reputation: Developing countries under analysis. Business Strategy & Development.

Correa, M. E., Flynn, S. & Amit, A. (2004). Responsabilidad social corporativa en América Latina: una visión empresarial. United Nations Publications.

D'Aprile, G. & Mannarini, T. (2012). Corporate social responsibility: a psychosocial multidimensional construct. Journal of Global Responsibility, 3(1):48-65.

Engle, J. F., Blackwell, R. D. & Minuard, P. W. (1990). Consumer Behavior. Orlando, FL: Dryden Press.

Fatma, M. & Rahman, Z. (2015). Consumer perspective on CSR literature review and future research agenda. Management Research Review, 38(2):195-216.

Ferreira, D. A., Ávila, M., & de Faria, M. D. (2010). Efeitos da responsabilidade social corporativa na intenção de compra e no benefício percebido pelo consumidor: um estudo experimental. Revista de Administração, 45(3): 285-296.

Fávero, Luiz Paulo. (2009) Análise de dados: modelagem multivariada para tomada de decisões. Rio de Janeiro, RJ: Elsevier.

González-Rodríguez, M. D. R., Díaz-Fernández, M. D. C., Spers, V. R. E.& Leite, M. D. S. (2016). Relation between background variables, values and corporate social responsibility. Revista de Administração de Empresas, 56(1):8-19.

González-Rodríguez, M., Díaz-Fernández, M., & Biagio, S. (2019). The perception of socially and environmentally responsible practices based on values and cultural environment from a customer perspective. Journal of Cleaner Production, 216, 88-98.

Hair, J. F.; Anderson, R.; Tatham, R.L.; Black, W.C. Multivariate data analysis. (1998). Upper Saddle River: Prentice Hall.

Hair, J. F., Black, W. C., Babin, B. J., Anderson, R. E. & Tatham, R. L. (2009). Análise multivariada de dados. Bookman Editora.

Hendarto, K. A. (2009). The implementation of corporate social responsibility (csr) in central java earthquake. International Journal of Business, 11(3):409-441.

Homburg, C., Hoyer, W. D. & Koschate, N. (2005). Customers’ reactions to price increases: do customer satisfaction and perceived motive fairness matter? Journal of the Academy of Marketing Science, 33(1):36-49.

Karsaklian, E. (2000). Comportamento do consumidor. São Paulo, SP: Atlas.

Kotler, P. & Armstrong, G. (2003). Princípios de marketing. São Paulo: Prentice Hall.

Laguna, J. A. (2012), Promover al Promotor: El Estado ante la Responsabilidad Social Empresarial.CENTRUM Católica- Pontifícia Universidad Católica del Peru.

Lee, S., and Heo, C. Y. (2009). Corporate social responsibility and customer satisfaction among US publicly traded hotels and restaurants. International Journal of Hospitality Management, 28(4):635-637.

León, Daniela Andrea Droguett. Análise fatorial confirmatória através dos softwares R e Mplus. Monografia (Bacharel em Estatística). Universidade Federal do Rio Grande do Sul. 97p. 2011.

Leonidou, L. C., Kvasova, O., Leonidou, C. N.& Chari, S. (2013). Business unethicality as an impediment to consumer trust: The moderating role of demographic and cultural characteristics. Journal of Business Ethics, 112(3): 397-415.

Longo, M., Mura, M. & Bonoli, A. (2005). Corporate social responsibility and corporate performance: the case of Italian SMEs. Corporate Governance: The international journal of business in society, 5(4):28-42.

Maignan, I. & Ferrell, O. C. (2003). Nature of corporate responsibilities: Perspectives from American, French, and German consumers. Journal of Business research, 56(1): 55-67.

Malhotra, N. K., Agarwal, J.& Peterson, M. (1996). Methodological issues in cross-cultural marketing research: A state-of-the-art review. International marketing review, 13(5): 7-43.

Marquina, P. F. (2010). The Influence of Corporate Social Responsibility on Peruvian's Consumers Purchasing Behavior. Journal of Leadership, Accountability and Ethics, 8(2): 70-79.

Marquina, P. F. (2013). Evidencia internacional del comportamiento de compra del consumidor frente a iniciativas de RSE y competencias corporativas de la empresa. Caderno Profissional de Marketing-UNIMEP, 1(1):33-40.

Marquina, P. F. & Morales, C. E. (2012). The influence of CSR on purchasing behaviour in Peru and Spain. International Marketing Review, 29(3): 299-312.

Marquina F. P. & Vasquez-Parraga, A. Z. (2013). Consumer social responses to CSR initiatives versus corporate abilities. Journal of Consumer Marketing, 30(2): 100-111.

Mohr, L. A., Webb, D. J. & Harris, K. E. (2001). Do consumers expect companies to be socially responsible? The impact of corporate social responsibility on buying behavior. Journal of Consumer affairs, 35(1):45-72.

Mohr, L. A., & Webb, D. J. (2005). The effects of corporate social responsibility and price on consumer responses. Journal of Consumer Affairs, 39(1), 121-147.

Moura-Leite, R. C. & Padgett, R. C. (2014). The effect of corporate social actions on organizational reputation. Management Research Review, 37(2):167-185.

Oliveira, B. C., Oliveira, J. D. A., Oliveira, L. G. L., Oliveira, M. C., de Andrade, M. C. & Marques, M. V. (2006). Responsabilidade social corporativa: um estudo de caso de empresas exportadoras cearenses do setor calçadista. Contextus, 4(1):17-28.

Parada, A. D., Daponte, R. R. & Vázquez, E. G. (2014). Valoración de la rsc por el consumidor y medición de su efecto sobre las compras. Revista de Administração de Empresas, 54(1): 39-52.

Peixoto, M. C. (2004). Responsabilidade social e impacto no comportamento do consumidor: estudo de caso da indústria de refrigerantes. Master´s Dissertation, Pontifícia Universidade Católica, Rio de Janeiro, Rio de Janeiro, Brazil.

Pires, C. M., Pereira, M. W. G. & Moura-Leite, R. C. (2015). The elements of corporate social responsibility and its relevance for the consumer. Revista de Gestão Social e Ambiental, 9(2): 38-52.

Rawwas, M. Y. (2001). Culture, personality and morality: A typology of international consumers' ethical beliefs. International Marketing Review, 18(2):188-211.Schiffman, L. G. & Kanuk, L. L. (2000). Comportamento do consumidor. Rio de Janeiro- RJ. Editora LTC.

Schulze, D., Heinitz, K., & Lorenz, T. (2018). Comparative organizational research starts with sound measurement : Validity and invariance of Turker ’ s corporate social responsibility scale in five cross-cultural samples. PLoS ONE 13, 1–15.

Serpa, D. A. F. & Fourneau, L. F. (2007). Responsabilidade social corporativa: uma investigação sobre a percepção do consumidor. Revista de Administração Contemporânea, 11(3):83-103.

Silva, R. C. M. & Chauvel, M. A. (2012). A responsabilidade social das empresas e seus efeitos no comportamento do consumidor: um estudo qualitativo. Revista de Gestão Social e Ambiental, 5(2):172-186.

Solomon, M. R. (2002). Comportamento do Consumidor: Comprando, Possuindo e Sendo. Porto Alegre, Editora Bookman.

Tamashiro, H. R. S., Murari, W. A., Oliveira S. V. W. B. & Acevedo, C. R. (2012). Comportamento socioambiental do consumidor: um estudo com universitários do interior paulista. Revista Produção, 22(2):201-212.

Van Marrewijk, M. (2003). Concepts and definitions of CSR and corporate sustainability: Between agency and communion. Journal of Business Ethics, 44(2): 95-105.

Vergara, Sylvia C. (2013). Projetos e relatórios de pesquisa em administração. 14. Ed. São Paulo, SP: Atlas.

Descargas

Publicado

2020-07-29

Cómo citar

Pires, C. M., Moura-Leite, R. C., Pereira, M. W. G., & Serquen, I. T. (2020). A responsabilidade social empresarial a partir da perscpectiva do consumidor: um estudo cross-cultural. ReMark - Revista Brasileira De Marketing, 19(2), 334–360. https://doi.org/10.5585/remark.v19i2.17773

Número

Sección

Artigos