Blogs como ferramentas de marketing e sua influência na decisão de compra de produtos de moda e beleza

Autores/as

DOI:

https://doi.org/10.5585/remark.v19i3.17763

Palabras clave:

Blog marketing, Decisão de compra, Boca a boca eletrônico, Moda, Beleza.

Resumen

Objetivo: Analisar a influência de blogs na decisão de compra de produtos de moda e beleza e identificar as principais características das consumidoras mais suscetíveis a esses estímulos.

Metodologia: Os procedimentos metodológicos consistiram em levantamento bibliográfico seguido de pesquisa empírica e análise de dados com emprego de regressão múltipla.

Resultados: As principais características das consumidoras mais suscetíveis aos estímulos de blogs de moda e beleza ao consumo estão associadas àquelas que valorizam plataformas on-line, passam a investir mais em produtos por influência de blogs, desistem de comprar um produto também por influência de blogs e tomam conhecimento de novos produtos pelos blogs.

Contribuições teóricas: A pesquisa contribui para o avanço da literatura de marketing digital à medida que identifica a influência dos blogs no consumo de produtos de moda e beleza, bem como as características das consumidoras mais suscetíveis a esse estímulo. 

Relevância/Originalidade: O estudo amplia teórica e empiricamente o entendimento sobre a utilização dos blogs como ferramentas de estímulo e influência no consumo de produtos de moda e beleza e identifica as principais características das consumidoras mais suscetíveis a esse estímulo.

Implicações para a gestão: O estudo espera contribuir para que os profissionais de marketing considerem os blogs como importante ferramenta de divulgação de novos produtos, estímulo ao consumo ou até como fonte de obtenção de customer insights, identificando, também, o perfil das consumidoras mais influenciáveis pela ferramenta.

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Biografía del autor/a

Evange Elias Assis, Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (PUC-SP) e Centro Universitário Senac

Professora da PUC-SP (área epistemológica de Marketing); Coordenadora do Curso de Pós-Graduaçao em Marketing no Varejo e do Curso de Pós-Graduação em Marketing Digital e E-Commerce do Senac Francisco Matarazzo.

Doutora em Comunicaçao pela ECA-USP e Mestre em Administraçao pela PUC-SP.

Viviane Moura Rocha Ferreira, FGV–EAESP e ESPM

Professora da FGV dos cursos de Graduação e de Pós-Graduação, professora da ESPM no curso de Graduação e professora convidada na FIA nos cursos de pós-graduação. Doutora em Administração de Empresas na Fundação Getúlio Vargas (SP) e mestre pela mesma instituição. Graduada em Economia pela FEA-USP (Universidade de São Paulo) com especialização em Administração de Empresas (CEAG) pela Fundação Getúlio Vargas. 

Fernanda Oliveira Andrade, Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (PUC-SP)

Graduada em Administração pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (PUC-SP)

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Publicado

2020-09-24

Cómo citar

Assis, E. E., Ferreira, V. M. R., & Andrade, F. O. (2020). Blogs como ferramentas de marketing e sua influência na decisão de compra de produtos de moda e beleza. ReMark - Revista Brasileira De Marketing, 19(3), 586–610. https://doi.org/10.5585/remark.v19i3.17763

Número

Sección

Artigos