Pesquisa qualitativa na área de marketing: panorama da produção científica brasileira de 2010 a 2019

Autores/as

DOI:

https://doi.org/10.5585/remark.v20i3.16603

Palabras clave:

Marketing, Pesquisa qualitativa, Brasil

Resumen

Objetivo: Analisar a produção científica brasileira de pesquisa qualitativa na área de Marketing.

Método: Foi conduzida uma minuciosa revisão bibliométrica considerando os periódicos A2 nacionais de Administração no decênio de 2010 a 2019. A análise final foi efetuada sobre um corpus de 82 artigos empíricos que adotaram uma abordagem qualitativa de pesquisa.

Originalidade/Relevância: A análise do corpus de pesquisa cobriu os critérios fundamentais da realização da pesquisa qualitativa: orientação paradigmática, o lugar da teoria, método de pesquisa, tipos de coleta e análise de dados e critérios de qualidade da pesquisa.

Resultados: Diante dos aspectos analisados, pode-se perceber que a produção brasileira de marketing baseada em pesquisa qualitativa evidencia uma significativa diferença entre orientações positivista e não positivista em termos de adoção de técnicas de coleta e análise de dados, de qualidade da pesquisa e na forma de se usar a teoria.

Contribuições teóricas/metodológicas: Essa dualidade indica dois modelos distintos do uso da pesquisa qualitativa. Os trabalhos de orientação positivistas adotam um modelo padrão, que emula a lógica da pesquisa quantitativa. As pesquisas de orientação não positivista, por sua vez, evidenciam uma postura mais expansiva e variada, bem como com maiores cuidados em termos de rigor.

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Biografía del autor/a

Miriam Leite Farias, Universidade Federal de Pernambuco - UFPE

Mestre em Administração

Daniela Gomes Alcoforado, Universidade Federal de Pernambuco - UFPE

Mestre em Administração

Verônyca Kezya Santos Sousa Patriota, Universidade Federal de Pernambuco - UFPE

Mestre em Administração

Armando Perez Palha, Universidade Federal de Pernambuco - UFPE

Mestre em Administração

André Luiz Maranhão de Souza-Leão, Universidade Federal de Pernambuco - UFPE

Doutor em Administração

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Publicado

2021-07-28

Cómo citar

Farias, M. L., Alcoforado, D. G., Patriota, V. K. S. S., Palha, A. P., & de Souza-Leão, A. L. M. (2021). Pesquisa qualitativa na área de marketing: panorama da produção científica brasileira de 2010 a 2019. ReMark - Revista Brasileira De Marketing, 20(3), 575–601. https://doi.org/10.5585/remark.v20i3.16603

Número

Sección

Artigos