Estrutura de mercado e estratégias de Responsabilidade Social em MPMEs mexicanos. Uma abordagem do consumidor

Autores/as

  • Celina López-Mateo Universidad de Guanajuato
  • Martha Ríos-Manríquez Universidad de Guanajuato
  • María Dolores Sánchez-Fernández Universidade da Coruña

DOI:

https://doi.org/10.5585/remark.v16i3.3347

Palabras clave:

Estrutura de mercado, Responsabilidade Social Empresarial, PME, Organização Industrial, Condições de demanda

Resumen

 

Do ponto de vista do paradigma da Estrutura-Conduta-Desempenho da Organização Industrial, as condições de mercado determinam o comportamento da empresa. Dentro da estrutura do mercado, as condições de demanda têm um papel importante. Assim, um aspecto que pode mudar o comportamento das empresas é a influência dos grupos de interesse e outros agentes económicos, como consumidores e fornecedores, para citar alguns. Estas condições de demanda afetam a tomada de decisões e desempenho organizacional, motivando-os a conceber estratégias em termos de Responsabilidade Social Empresarial (RSE).

Neste trabalho é analisada a relação entre a estrutura de mercado e implementação de estratégias de RSE nas empresas. Um modelo logit é usado em que são incorporados como variáveis de controle o sector da atividade econômica, tamanho e idade da empresa. Uma amostra de 296 micro, pequenas e médias empresas (MPME) é considerado de setores da indústria, comércio e serviços Celaya, Guanajuato. Cidade importante na região central do México devido ao dinamismo económico crescente que tem sido relatado nos últimos anos a ser um destino de grandes fluxos de investimento directo estrangeiro (IDE). Os resultados em geral mostram que todas as variáveis explicativas são estatisticamente significativos, exceto a idade, e manter um relacionamento positivo sobre a implementação de estratégias de RSE. Considerando o tamanho do setor é significativa apenas para o caso de serviços.

 

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Biografía del autor/a

Celina López-Mateo, Universidad de Guanajuato

Departamento de Análisis Económica y Administración de Empresas. Área de Organización de Empresas. Grupo de Investigación GREFIN.

Martha Ríos-Manríquez, Universidad de Guanajuato

Doctorado, Departamento de Finanzas y Administración, Universidad de Guanajuato, Guanajuato, México

María Dolores Sánchez-Fernández, Universidade da Coruña

Doutora. Universidade da Coruña, España. Facultade de Economía e Empresa. Departamento de Análise Económica e ADE. Área Organización de Empresas. Grupo de Investigación GREFIN.

Publicado

2017-08-31

Cómo citar

López-Mateo, C., Ríos-Manríquez, M., & Sánchez-Fernández, M. D. (2017). Estrutura de mercado e estratégias de Responsabilidade Social em MPMEs mexicanos. Uma abordagem do consumidor. ReMark - Revista Brasileira De Marketing, 16(3), 410–425. https://doi.org/10.5585/remark.v16i3.3347