Estrutura de mercado e estratégias de Responsabilidade Social em MPMEs mexicanos. Uma abordagem do consumidor
DOI:
https://doi.org/10.5585/remark.v16i3.3347Palabras clave:
Estrutura de mercado, Responsabilidade Social Empresarial, PME, Organização Industrial, Condições de demandaResumen
Do ponto de vista do paradigma da Estrutura-Conduta-Desempenho da Organização Industrial, as condições de mercado determinam o comportamento da empresa. Dentro da estrutura do mercado, as condições de demanda têm um papel importante. Assim, um aspecto que pode mudar o comportamento das empresas é a influência dos grupos de interesse e outros agentes económicos, como consumidores e fornecedores, para citar alguns. Estas condições de demanda afetam a tomada de decisões e desempenho organizacional, motivando-os a conceber estratégias em termos de Responsabilidade Social Empresarial (RSE).
Neste trabalho é analisada a relação entre a estrutura de mercado e implementação de estratégias de RSE nas empresas. Um modelo logit é usado em que são incorporados como variáveis de controle o sector da atividade econômica, tamanho e idade da empresa. Uma amostra de 296 micro, pequenas e médias empresas (MPME) é considerado de setores da indústria, comércio e serviços Celaya, Guanajuato. Cidade importante na região central do México devido ao dinamismo económico crescente que tem sido relatado nos últimos anos a ser um destino de grandes fluxos de investimento directo estrangeiro (IDE). Os resultados em geral mostram que todas as variáveis explicativas são estatisticamente significativos, exceto a idade, e manter um relacionamento positivo sobre a implementação de estratégias de RSE. Considerando o tamanho do setor é significativa apenas para o caso de serviços.
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