Instagram e seus atributos de consumo: uma análise de conteúdo a partir do efeito priming
DOI:
https://doi.org/10.5585/remark.v19i3.13907Palabras clave:
Ativação do consumo, Instagram, Atributos das Publicações, Comportamento do Consumidor.Resumen
Objetivo: Esta investigação objetivou identificar os atributos positivos e negativos das publicações do Instagram e suas formas de ativação do consumo.
Método: Um estudo de caso foi realizado com os usuários do Instagram em duas etapas: entrevista coletiva e entrevistas individuais. Ao todo, 33 sujeitos participaram das entrevistas semiestruturadas, que foram examinadas por meio da análise de conteúdo com apoio do software ATLAS.ti.
Originalidade/Relevância: Uma investigação sobre o Instagram como uma ferramenta online para influenciar o comportamento do consumidor é necessária, pelo fato de serem ambientes de construção e manutenção do relacionamento social que influencia a sociedade contemporânea.
Resultados: Os resultados revelam que as publicações com imagens de elevada qualidade, pessoas felizes, boa apresentação do produto/serviço, experiências reais e positivas e informações complementares constituem os atributos positivos. Por outro lado, as publicações com imagens não atrativas e sem qualidade, que não correspondem à realidade do produto/serviço ou do usuário, com propaganda disfarçada e sem informações formam os atributos negativos. Ainda, nota-se que as publicações ativaram o consumo de diferentes formas, entretanto, isso apenas ocorreu devido às representações mentais pré-existentes.
Contribuições teóricas/metodológicas: Este artigo trouxe a discussão sobre a temática da ativação do consumo no Instagram, ainda pouco explorada na literatura do comportamento do consumidor. Ademais, retrata características das publicações que conduzem a efeitos positivos e negativos na visão de entrevistados que representaram cada Estado do Brasil.
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