Fatores Determinantes da Qualidade Percebida em uma Instituição Bancária da Cidade de Ribeirão Preto - SP

Autores/as

  • Renato Luiz Salatta Faculdade de Administração e Negócios de Ribeirão Preto – REGES
  • Carlos Alberto Xavier do Nascimento Faculdade de Administração e Negócios de Ribeirão Preto – REGES
  • Luiz Santo Brogiato Faculdade de Administração e Negócios de Ribeirão Preto – REGES
  • Paulo Sérgio Miranda Mendonça Universidade de São Paulo – USP

DOI:

https://doi.org/10.5585/remark.v9i1.2156

Palabras clave:

Qualidade percebida, instituição bancária, análise fatorial.

Resumen

A pesquisa realizada neste trabalho teve a finalidade de analisar a qualidade percebida pelos clientes de uma agência bancária da Caixa Econômica Federal na cidade de Ribeirão Preto/SP, pois, através dessa análise, será possível identificar os fatores que levam os clientes a perceberem qualidade nos serviços oferecidos pela agência bancária e, dessa forma, além de poder ter a mensuração da qualidade dos serviços ora oferecidos, também poderá gerar novas políticas de melhoria contínua de qualidade. Para tanto foi realizada pesquisa com 120 clientes dentro da própria agência, ou seja, no momento em que o cliente usa do serviço oferecido, ou ainda, como trata a literatura, “no momento do encontro do serviço”. Depois de realizada a pesquisa, foi feita uma análise descritiva e uma análise fatorial, em que a primeira descreve o cenário em relação aos dados dos respondentes. A segunda, foi utilizada por ser considerada a mais apropriada quando se trata de análise de comportamento de consumidor, haja vista sua abrangência em extrair correlações existentes dentre as questões aplicadas. Os resultados expressaram os fatores determinantes da qualidade percebida na visão dos clientes, evidenciando a participação dos funcionários em todos os fatores extraídos na análise, enfatizando assim a importância dos funcionários no contexto de análise. DOI: 10.5585/remark.v9i1.2156

Descargas

Los datos de descargas todavía no están disponibles.

Biografía del autor/a

Renato Luiz Salatta, Faculdade de Administração e Negócios de Ribeirão Preto – REGES

Especialista em Gestão de Estratégica Empresarial pela Faculdade de Administração e Negócios de Ribeirão Preto – REGES

Carlos Alberto Xavier do Nascimento, Faculdade de Administração e Negócios de Ribeirão Preto – REGES

Mestre em Agronegócios pela Universidade Federal de Mato Grosso do Sul – UFMS

Luiz Santo Brogiato, Faculdade de Administração e Negócios de Ribeirão Preto – REGES

Mestre em Educação pela Universidade Estadual de Londrina – UEL

Paulo Sérgio Miranda Mendonça, Universidade de São Paulo – USP

Doutor em Administração pela Universidade de São Paulo – USP

Publicado

2010-06-15

Cómo citar

Salatta, R. L., Nascimento, C. A. X. do, Brogiato, L. S., & Mendonça, P. S. M. (2010). Fatores Determinantes da Qualidade Percebida em uma Instituição Bancária da Cidade de Ribeirão Preto - SP. ReMark - Revista Brasileira De Marketing, 9(1), 64–90. https://doi.org/10.5585/remark.v9i1.2156