Heurísticas no Consumo de Serviços de Educação Superior

Autores/as

  • Mauro Jonathan Mestrinel dos Santos UNIMEP
  • Eduardo Eugênio Spers ESPM, São Paulo e ESALQ/USP
  • Mateus Canniatti Ponchio ESPM, São Paulo
  • Thelma Valéria Rocha ESPM, São Paulo

DOI:

https://doi.org/10.5585/remark.v9i1.2143

Palabras clave:

Marketing, Comportamento do Consumidor, Processo de Decisão

Resumen

Embora relevante na literatura internacional, a psicologia econômica tem sido pouco explorada no âmbito nacional. O objetivo deste estudo é preencher esta lacuna e apresentar subsídios para o melhor entendimento dos processos decisórios do consumidor, tendo como foco empírico os serviços universitários. A pesquisa de campo é baseada em situações ou cenários construídos hipoteticamente a partir de revisão de literatura sobre heurística. A coleta de dados foi dividida em duas fases e conduzida junto a estudantes universitários e profissionais do segmento educacional. Os resultados apontam indícios da presença das heurísticas nos cenários apresentados. A dificuldade em operacionalizar um método de coleta confiável para um teste conclusivo sobre a presença das heurísticas sugere que mais trabalhos em nível nacional, que explorem atividades econômicas distintas, devam ser realizados. DOI: 10.5585/remark.v9i1.2143

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Biografía del autor/a

Mauro Jonathan Mestrinel dos Santos, UNIMEP

Mauro Jonathan Mestrinel dos Santos, Mestre em Administração, é doutorando em Educação pela Universidade Metodista de Piracicaba e atua em pesquisas sobre marketing e comportamento do consumidor no contexto universitário.

Eduardo Eugênio Spers, ESPM, São Paulo e ESALQ/USP

Eduardo Eugênio Spers, Doutor em Administração, é Professor do Curso de Mestrado em Administração da Escola Superior de Propaganda e Marketing (ESPM-SP) e da ESALQ/USP. Atua em pesquisas sobre marketing e comportamento do consumidor.

Mateus Canniatti Ponchio, ESPM, São Paulo

Mateus Canniatti Ponchio, Doutor em Administração, é Professor do Curso de Mestrado em Administração da Escola Superior de Propaganda e Marketing (ESPM-SP) e atua em pesquisas sobre comportamento do consumidor.

Thelma Valéria Rocha, ESPM, São Paulo

Thelma Rocha, Doutora em Administração, é Professora do Curso de Mestrado em Adminis-tração da Escola Superior de Propaganda e Marketing (ESPM-SP) e atua em pesquisas sobre gestão do marketing no contexto global.

Publicado

2010-06-15

Cómo citar

Santos, M. J. M. dos, Spers, E. E., Ponchio, M. C., & Rocha, T. V. (2010). Heurísticas no Consumo de Serviços de Educação Superior. ReMark - Revista Brasileira De Marketing, 9(1), 40–63. https://doi.org/10.5585/remark.v9i1.2143