Estratégias Mercadológicas e Associativismo na Indústria de Plásticos
DOI:
https://doi.org/10.5585/remark.v8i2.2134Palabras clave:
Micros, pequenas e médias empresas, marketing, estratégia, redes, associativismo e posicionamento.Resumen
As micros, pequenas e médias empresas representam a grande maioria das organizações no mundo empresarial. Estima-se que cerca de 90% delas compõem esse universo e disputam o mercado com grandes empresas nacionais e multinacionais. Dessa forma, verifica-se que elas desempenham um papel fundamental no desenvolvimento econômico e no social.. A pesquisa junto às micros, pequenas e médias empresas do setor de moldadores justifica-se pelo fato de poderem competir com igualdade no mercado, criando uma maior competitividade para o setor, ou seja, criar vantagem competitiva para o segmento e fortalecer-se no mercado. Outro aspecto importante que justifica a pesquisa é que essas empresas podem servir melhor aos mercados limitados ou tipicamente fragmentados se comparadas com grandes organizações. O objetivo desta pesquisa é identificar as estratégias mercadológicas utilizadas por cinco empresas filiadas à AMPLAST, além de identificar quais são as influências do associativismo sobre essas estratégias. Optou-se pelo método de multicasos. Assim, cinco empresas do ramo de moldagem de plásticos localizadas na Zona Leste de São Paulo compõem o estudo. Os resultados demonstraram que o direcionamento estratégico dessas empresas é focado na capacitação tecnológica e gerencial de seus associados. DOI: 10.5585/remark.v8i2.2134Descargas
Los datos de descargas todavía no están disponibles.
Descargas
Publicado
2010-03-26
Cómo citar
Alves, M. C., Galeano, R., da Silva, D., & Ishida, W. (2010). Estratégias Mercadológicas e Associativismo na Indústria de Plásticos. ReMark - Revista Brasileira De Marketing, 8(2), 55–97. https://doi.org/10.5585/remark.v8i2.2134
Número
Sección
Artigos