Marketing Político e Comportamento Eleitoral: Reflexões sobre as Estratégias de Marketing Político em Campanhas Eleitorais

Autores/as

  • Silmara Carneiro e Silva Universidade Estadual de Ponta Grossa

DOI:

https://doi.org/10.5585/remark.v11i1.2268

Palabras clave:

Marketing Político, Comportamento Eleitoral, Estratégias de Marketing, Campanhas Eleitorais.

Resumen

Este artigo reflete sobre as relações entre marketing político e comportamento eleitoral. A reflexão proposta tem por objetivo problematizar as teorias da ciência política no que se refere ao comportamento eleitoral e aplicá-las no âmbito da análise das estratégicas de marketing político e sua aplicabilidade no âmbito das campanhas eleitorais, uma vez que o conhecimento sobre o comportamento eleitoral é fundamental para o sucesso das ações de marketing político durante as campanhas eleitorais. A discussão é realizada por meio de pesquisa bibliográfica baseada em autores referenciais para a área da comunicação e da ciência política. Inicialmente, o artigo apresenta análise dos aspectos teóricos e conceituais sobre marketing político. Na seqüência apresenta as escolas de comportamento eleitoral e suas principais características e ao final faz uma discussão sobre as estratégias de marketing político nas campanhas eleitorais. Chegamos ao entendimento de que as diferentes teorias sobre o comportamento eleitoral contribuem para a análise dos indivíduos, grupos e classes sociais frente aos desafios da polí-tica na sociedade contemporânea. Em sistemas multipartidários, como é o caso do Brasil, as estratégias de marketing político necessitam de uma abordagem pluralista para se imbuir dos conhecimentos necessários à compreensão do processo político tal qual ele se estabelece no âmbito das democracias capitalistas. DOI: 10.5585/remark.v11i1.2268

Descargas

Los datos de descargas todavía no están disponibles.

Biografía del autor/a

Silmara Carneiro e Silva, Universidade Estadual de Ponta Grossa

Graduada em Serviço Social, especialista em Mídia, Política e Atores Sociais e Mestre em Ciências Sociais Aplicadas pela Universidade Estadual de Ponta Grossa, especialista em Administração Estratégica de Pessoas pela Faculdade Pe. João Bagozzi e Doutoranda em Serviço Social e Política Social pela Universidade Estadual de Londrina.

Publicado

2012-05-03

Cómo citar

Silva, S. C. e. (2012). Marketing Político e Comportamento Eleitoral: Reflexões sobre as Estratégias de Marketing Político em Campanhas Eleitorais. ReMark - Revista Brasileira De Marketing, 11(1), 113–136. https://doi.org/10.5585/remark.v11i1.2268