Atratividade no Ensino Superior: Estudo com Alunos Ingressantes no Curso de Secretariado Executivo
DOI:
https://doi.org/10.5585/remark.v17i4.3809Palabras clave:
Atratividade. Atributos de Escolha. Secretariado Executivo.Resumen
Objetivo: O presente estudo tem como objetivo identificar quais os atributos mais relevantes na escolha de um curso superior nas dimensões de instituição de ensino, mercado de trabalho, motivos pessoais e curso.
Método: Tendo como objeto de investigação o curso de graduação em Secretariado Executivo da Universidade Federal do Ceará e baseando-se no modelo de análise proposto por Mainardes (2007), a pesquisa é caracterizada como quantitativa e descritiva, tendo como estratégia o método Survey, com coleta de dados realizada mediante questionário estruturado em escala Likert. Os dados foram operacionalizados no Software IBM SPSS 22 e a análise se deu por meio de estatística descritiva e da técnica multivariada de regressão linear.
Originalidade/Relevância: A atração de estudantes é fundamental para o crescimento e a sobrevivência dos cursos e instituições de ensino, sendo imprescindível identificar fatores-chave para a conquista de potenciais ingressantes.
Resultados: Os resultados evidenciam que os atributos de atratividade que melhor explicam a escolha pelo curso de Secretariado Executivo relacionam-se com a empregabilidade do curso, ou seja, as motivações relacionadas à dimensão mercado de trabalho, e com a qualidade do ensino oferecido, atributo relacionado à dimensão curso.
Contribuições teóricas/metodológicas: A contribuição do estudo para a área de Marketing está em fornecer informações acerca de atributos que influenciam diretamente na satisfação futura do cliente, que neste caso estão relacionados ao mercado de trabalho e ao próprio curso de Secretariado Executivo.