Quais os Sinais de Carne Macia e Saborosa? Análise dos Atributos da Carne Bovina que, no Momento da Compra, Melhor Sinalizam os Benefícios mais Desejados pelo Consumidor

Autores/as

  • Sheila Farias Alves Garcia FCAV / UNESP
  • Dirceu Tornavoi de Carvalho Faculdade de Economia Administração e Contabilidade de Ribeirão Preto - FEA-RP, Universidade de São Paulo - USP
  • Cláudio de Souza Miranda Faculdade de Economia Administração e Contabilidade de Ribeirão Preto - FEA-RP Universidade de São Paulo - USP
  • Bianca Rose Monteiro Bosco Ambev

DOI:

https://doi.org/10.5585/remark.v17i4.3758

Palabras clave:

Percepção de Qualidade de Alimentos. Comportamento do Consumidor. Atributos. Benefícios.

Resumen

Objetivo: analisar como os consumidores usam os atributos da carne bovina, durante a avaliação das alternativas, no momento da compra, para formar expectativas acerca da sua qualidade e dos benefícios decorrentes da mesma.

Método: A Realizou-se uma pesquisa quantitativa (survey), com o uso de questionários online, enviados a uma base de 14.795 respondentes, espalhados por todas as regiões do Brasil, resultando em 499 questionários válidos. Na análise dos dados, explorou-se a interdependência, via correlações (Coeficiente de Pearson) das variáveis estudadas (atributos e benefícios). Também foram realizadas regressões lineares múltiplas, considerando cada atributo como variável independente e os benefícios como variáveis dependentes, de modo a avaliar a capacidade de predição de cada atributo.

Originalidade/Relevância: Pretendeu-se ir além do ranking de atributos e benefícios, estudando as possíveis relações entre as duas variáveis, ou seja, a pesquisa buscou evidências empíricas para a relação teórico-conceitual entre os atributos percebidos e os benefícios esperados.

Resultados: A percepção da qualidade da carne, pelo consumidor médio, ainda está muito concentrada em aspectos básicos, como cor, aroma, data de validade, data de fabricação, selo SIF. Características mais elaboradas, como marmoreio e marca, nem sempre são percebidas. Sabor e maciez, os benefícios mais desejados, não têm correlação entre si, o que indica que o consumidor não está disposto a abrir mão de nenhum dos dois. Os resultados sugerem que o prazer à mesa prevalece em relação às preocupações com a saúde ou o meio ambiente.

Contribuições teóricas/metodológicas: Os resultados revelaram que os atributos evocados pelo consumidor antes da compra da carne bovina nem sempre apresentam alto valor preditivo da qualidade experimentada, podendo gerar insatisfação.


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Biografía del autor/a

Sheila Farias Alves Garcia, FCAV / UNESP

Departamento de Economia Rural/Área de Marketing Possui doutorado em Administração de Empresas pela Faculdade de Economia, Administração e Contabilidade da Universidade de São Paulo - FEA/USP (2007), mestrado em Administração de Empresas pela Universidade Presbiteriana Mackenzie (1998) e graduação em Comunicação Social, com habilitação em Publicidade e Propaganda e concentração em Marketing, pela Escola Superior de Propaganda e Marketing (1987). Atualmente é professora assistente doutora da Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho (UNESP), Campus Jaboticabal. Tem experiência na área de Administração, com ênfase em Marketing, Comunicação, Vendas, Negociação e Internacionalização.

Dirceu Tornavoi de Carvalho, Faculdade de Economia Administração e Contabilidade de Ribeirão Preto - FEA-RP, Universidade de São Paulo - USP

Professor Livre Docente, Departamentto de Administração, Área de Marketing 

Cláudio de Souza Miranda, Faculdade de Economia Administração e Contabilidade de Ribeirão Preto - FEA-RP Universidade de São Paulo - USP

Professor Doutor Departamentto de Contabilidade

Bianca Rose Monteiro Bosco, Ambev

Analista de mercado Ambev. Ex-aluna Administração Unesp Câmpus Jaboticabal

Publicado

2018-09-10

Cómo citar

Garcia, S. F. A., Carvalho, D. T. de, Miranda, C. de S., & Bosco, B. R. M. (2018). Quais os Sinais de Carne Macia e Saborosa? Análise dos Atributos da Carne Bovina que, no Momento da Compra, Melhor Sinalizam os Benefícios mais Desejados pelo Consumidor. ReMark - Revista Brasileira De Marketing, 17(4), 487–501. https://doi.org/10.5585/remark.v17i4.3758