Com que Roupa Eu Vou? Compreendendo o Consumo de Vestimentas Realizado por Empresárias de Confecções

Autores/as

  • Marianny Jessica de Brito Silva Universidade Federal de Pernambuco - UFPE
  • Shirley Arruda Santana Universidade Federal de Pernambuco - UFPE
  • Marconi Freitas da Costa Universidade Federal de Pernambuco - UFPE

DOI:

https://doi.org/10.5585/bmj.v17i6.3731

Palabras clave:

Consumo de Vestimentas. Moda. Empresárias de Confecções.

Resumen

Objetivo: Este artigo visa analisar empresárias de um cluster regional de confecção e suas relações com as roupas que escolhem vestir.

Método: A pesquisa é qualitativa e estuda casos múltiplos a partir de entrevistas em profundidade, investigando-as por meio da análise semântico-pragmática da conversação.

Originalidade/Relevância: A principal originalidade desta pesquisa está no público investigado, que são as empresárias da Moda. As pesquisas realizadas nesse segmento investigam o consumidor final e as estratégias de varejo adotadas para influenciar a compra, mas um enfoque em entender as empresárias enquanto consumidoras e usuárias do produto ainda não foi explorado.

Resultados: Os achados desse estudo apontam os seguintes resultados: por meios das roupas que compram e vestem, as mulheres de negócios comunicam como são ou gostariam de ser; a profissão e a função desempenhada podem influenciar na escolha do produto a ser comprado; o processo de compra é não planejado e não sistematizado; as roupas podem comunicar o estilo gerencial e também podem indicar o papel social desempenhado, a individualidade, o status econômico e o grupo de afiliação ou aspiração dessas empresárias.

 

Contribuições teóricas: Este estudo oferece um avanço teórico ao identificar um fechamento bastante interessante do circuito cultural em que as criadoras viram criaturas. As empresárias analisadas criam objetos de consumo em suas empresas para serem desejados pelos consumidores(as); e são transformadas elas próprias, por meios dos desejos e comportamentos de compra, em objetos de consumo, imagens de sucesso a serem adquiridos e reproduzidos.

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Biografía del autor/a

Marianny Jessica de Brito Silva, Universidade Federal de Pernambuco - UFPE

Professora Substituta da Universidade Federal de Pernambuco. Doutoranda em Administração pelo PROPAD/UFPE. Área de interesse: comportamento do consumidor, consumo colaborativo, consumo de moda, consumo sagrado e profano e relação entre consumo e gênero.

Shirley Arruda Santana, Universidade Federal de Pernambuco - UFPE

Professora Adjunto da Universidade Federal de Pernambuco. Doutora em Administração pelo PROPAD/UFPE. Áreas de interesse: comportamento do consumidor; consumer culture theory; sacrifícios de consumo; comunicação de marketing; métodos qualitativos de pesquisa.

Marconi Freitas da Costa, Universidade Federal de Pernambuco - UFPE

Professor Adjunto da Universidade Federal de Pernambuco. Doutor em Administração pelo PROPAD/UFPE. Áreas de interesse: comportamento do consumidor, psicologia do consumidor, autocontrole, emoções, atmosfera de varejo, consumo consciente ambientalmente, designs experimentais e análise multivariada de dados.

Publicado

2018-09-20

Cómo citar

Silva, M. J. de B., Santana, S. A., & Costa, M. F. da. (2018). Com que Roupa Eu Vou? Compreendendo o Consumo de Vestimentas Realizado por Empresárias de Confecções. ReMark - Revista Brasileira De Marketing, 17(6), 788–805. https://doi.org/10.5585/bmj.v17i6.3731