Valores Pessoais, Cadeia Meios-Fim, Identidade e Comportamento de Consumo em Alimentos: Uma Revisão Bibliométrica

Autores/as

  • Álvaro Leonel de Oliveira Castro Universidade Federal de Lavras - UFLA
  • Luiz Henrique de Barros Vilas Boas Universidade Federal de Lavras - UFLA
  • Dany Flávio Tonelli Universidade Federal de Lavras - UFLA

DOI:

https://doi.org/10.5585/bmj.v17i6.3722

Palabras clave:

Consumo de Alimentos. Valores Pessoais. Cadeia Meios-Fim. Identidade. Revisão Bibliométrica.

Resumen

 

Objetivo: No contexto do consumo de alimentos, sob a ótica das teorias de valores pessoais, cadeia meios-fim e formação de identidade, este artigo teve como objetivo apontar os índices bibliométricos nesta linha de pesquisa, abrangendo os principais autores e periódicos que publicam e são citados, as referências que são utilizadas, os termos de busca e as áreas de concentração, bem como a frequência de publicação por ano e países.

Método: Buscou-se artigos relacionados ao tema, nas bases acadêmicas Web of Science e SCOPUS. Encontrou-se 85 manuscritos, os quais foram organizados no gerenciador de citações My Endnote Web, para que posteriormente fosse feito as análises, por meio de planilhas do software Excel e do uso do software CiteSpace 5.1.R3.

Originalidade/Relevância: As teorias analisadas possuem relevância nos estudos sobre o comportamento de consumo em alimentos. No entanto, estes conceitos poderiam ser trabalhados em conjunto, resultando em uma nova possibilidade de se entender as motivações intrínsecas ao indivíduo nos atos de consumo.

Resultados: Percebe-se que a discussão sobre o tema vem crescendo desde 2011, com maior índice de publicações em periódicos europeus, por parte dos pesquisadores conterrâneos à Europa, norte-americanos e australianos. Os periódicos que publicam também são os mais citados, havendo autores referências para arcabouço teórico e pesquisas empíricas.

Contribuições teóricas/metodológicas: Esta revisão bibliométrica aponta uma lacuna na relação entre estas três perspectivas teóricas, de modo que a junção destes conceitos, poderia viabilizar a extração de traços identitários à partir dos valores pessoais, sendo a cadeia meios-fim um possível elo mediador.

 

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Biografía del autor/a

Álvaro Leonel de Oliveira Castro, Universidade Federal de Lavras - UFLA

Mestrando em Administração pela Universidade Federal de Lavras - UFLA, na área de Gestão Estratégica, Marketing e Inovação. Atua na linha de pesquisa de Estratégias de Marketing e Comportamento do Consumidor.

Luiz Henrique de Barros Vilas Boas, Universidade Federal de Lavras - UFLA

Doutor em Administração pela Universidade Federal de Lavras - UFLA. Professor do Departamento de Administração e Economia (DAE), e do programa de Pós-graduação em Administração - PPGA-UFLA. 

Dany Flávio Tonelli, Universidade Federal de Lavras - UFLA

Doutor em Administração pela Universidade Federal de Lavras - UFLA. Professor do Departamento de Administração e Economia (DAE), e do programa de Pós-graduação em Administração Pública - PPGAP-UFLA.

Publicado

2018-09-20

Cómo citar

Castro, Álvaro L. de O., Vilas Boas, L. H. de B., & Tonelli, D. F. (2018). Valores Pessoais, Cadeia Meios-Fim, Identidade e Comportamento de Consumo em Alimentos: Uma Revisão Bibliométrica. ReMark - Revista Brasileira De Marketing, 17(6), 771–787. https://doi.org/10.5585/bmj.v17i6.3722