A Persuasão Inconsciente: Um Modelo Conceitual sobre os Efeitos da Multitarefa de Mídia sobre a Fluência de Processamento do Consumidor

Autores/as

  • Sylvio Ribeiro Universidade Federal de Santa Catarina
  • Daniel Max de Sousa Oliveira Universidade Federal de Santa Catarina
  • Martin de La Martinière Petroll Universidade Federal de Santa Catarina

DOI:

https://doi.org/10.5585/remark.v17i3.3626

Palabras clave:

Fluência de Processamento. Fluência Perceptual. Fluência Conceitual. Multitarefa de Mídia. Comportamento do Consumidor.

Resumen

 

Objetivo: Direcionar novos estudos de fluência de processamento no contexto relativamente novo da multitarefa de mídia, comportamento que tem se tornado popular nos últimos anos.

Método: Revisão da vasta literatura de fluência de processamento, fluência perceptual e fluência conceitual, incluindo seus diversos efeitos, diferentes contextos comportamentais e as teorias que explicam o fenômeno. Realizou-se também uma breve revisão sobre a recente literatura da multitarefa e multitarefa de mídia.

Originalidade/Relevância: Estímulos fluentes possuem vários efeitos positivos no consumidor em relação a estímulos não fluentes, contudo, todos os estudos de fluência até agora consideraram indivíduos focados em uma atividade durante a exposição ao estímulo, o que não representa grande parte do comportamento habitual dos indivíduos que costumam se engajar em mais de uma atividade ao mesmo tempo, principalmente ao consumir uma mídia. Este trabalho destaca este gap e fornece direções para futuros trabalhos.

Resultados: A partir da revisão da literatura, este artigo oferece proposições de estudo e um modelo conceitual que podem orientar futuras pesquisas sobre fluência de processamento (perceptual e conceitual) em situações em que o consumidor desempenha mais de uma atividade ao mesmo tempo.

Contribuições teóricas / metodológicas: Este artigo contribui para a melhor compreensão dos efeitos de exposições a estímulos a partir do melhor entendimento dos efeitos da fluência perceptual e conceitual e como esses efeitos podem ser afetados pelo comportamento multitarefa de mídia.

 

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Biografía del autor/a

Sylvio Ribeiro, Universidade Federal de Santa Catarina

Mestrando em administração vinculado ao Núcleo de Inteligência Competitiva Organizacional em Marketing e Logística da Universidade Federal de Santa Catarina

Daniel Max de Sousa Oliveira, Universidade Federal de Santa Catarina

Mestrando em administração vinculado ao Núcleo de Inteligência Competitiva Organizacional em Marketing e Logística da Universidade Federal de Santa Catarina

Martin de La Martinière Petroll, Universidade Federal de Santa Catarina

Professor doutor vinculado ao PPGA e ao Núcleo de Inteligência Competitiva Organizacional em Marketing e Logística da Universidade Federal de Santa Catarina.

Publicado

2018-05-28

Cómo citar

Ribeiro, S., Oliveira, D. M. de S., & Petroll, M. de L. M. (2018). A Persuasão Inconsciente: Um Modelo Conceitual sobre os Efeitos da Multitarefa de Mídia sobre a Fluência de Processamento do Consumidor. ReMark - Revista Brasileira De Marketing, 17(3), 370–384. https://doi.org/10.5585/remark.v17i3.3626