Sou o que eu Consumo? Smartphones e o Self Estendido a Luz de Paradoxos Tecnológicos

Autores/as

  • Valquíria Marchezan Colatto Martins UFSM
  • Marta Olivia Rovedder de Oliveira UFSM
  • Kathiane Benedetti Corso UNIPAMPA

DOI:

https://doi.org/10.5585/remark.v17i3.3528

Palabras clave:

Self Estendido. Paradoxos Tecnológicos. Smartphone.

Resumen

Objetivos: Averiguar o envolvimento dos usuários com relação à posse de smartphone e verificar se o mesmo representa uma extensão do self do seu usuário. Buscou-se, também, identificar percepções paradoxais quanto a esta tecnologia móvel.

Método: A pesquisa se deu com base em uma metodologia qualitativa, com a realização de entrevistas em profundidade com doze usuários, utilizando a técnica de análise de conteúdo.

Resultados: Foi verificado que certos usuários de smartphone possuem forte apego emocional ao seu aparelho, considerando-o uma extensão da sua própria identidade. Também foram evidenciados quatro paradoxos tecnológicos no comportamento de uso: Dependência x Independência, observado pelo desconforto na ausência do aparelho e ao mesmo tempo a mobilidade que o smartphone proporciona trazendo maior independência; Autonomia x Vício; Satisfação x Criação de Necessidades; Novo x Obsoleto.

Contribuições teóricas: A presente pesquisa abre linhas de investigação que abarcam aspectos vinculados às áreas de comportamento do consumidor e sistemas de informação quanto ao uso de smartphones.

 

Originalidade / Relevância: Devido ao fato de os smartphones serem considerados uma tecnologia recente, a relação sobre self estendido no uso de smartphone ainda foi pouco abordada, tanto na literatura nacional como internacional. Esta pesquisa apoia-se em uma visão integrada de comportamento do consumidor, psicologia e sistemas de informação. As proposições desta pesquisa assumem que o smartphone pode ser considerado uma extensão da identidade do usuário, em decorrência do grau de envolvimento entre ambos e, como consequência desse envolvimento, podem emergir paradoxos tecnológicos, isto é, as percepções opostas sobre o uso do smartphone.

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Biografía del autor/a

Valquíria Marchezan Colatto Martins, UFSM

Graduação em Adminsitração pela Unijuí e mestranda em Administração na UFSM

Marta Olivia Rovedder de Oliveira, UFSM

Doutorado em Administração pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul e Professora Adjunta da Universidade Federal de Santa Maria.

Kathiane Benedetti Corso, UNIPAMPA

Doutorado em Administração pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul e Professora Adjunta da Universidade Federal do Pampa.

Publicado

2018-05-28

Cómo citar

Marchezan Colatto Martins, V., Rovedder de Oliveira, M. O., & Benedetti Corso, K. (2018). Sou o que eu Consumo? Smartphones e o Self Estendido a Luz de Paradoxos Tecnológicos. ReMark - Revista Brasileira De Marketing, 17(3), 329–343. https://doi.org/10.5585/remark.v17i3.3528