A Voz dos Consumidores em Redes Sociais: Proposição de um Modelo Eficaz de Gestão de Reclamações às Empresas

Autores/as

  • Thales Tosi Rímoli Universidade Federal do Triângulo Mineiro
  • Daniela de Castro Melo Universidade Federal do Triângulo Mineiro

DOI:

https://doi.org/10.5585/remark.v17i1.3693

Palabras clave:

Reclamações Online, Gestão de Reclamações Online, Satisfação do Cliente.

Resumen

Com os avanços da tecnologia da informação, os consumidores estão cada vez mais ativos com reclamações, sugestões e opiniões, principalmente em plataformas especializadas para este propósito. Gerir as reclamações de forma bem-sucedida pode representar a construção de uma imagem positiva da marca que, naturalmente, pode gerar muitos benefícios à organização. Em contrapartida, um mal gerenciamento do boca-a-boca eletrônico negativo ou falta dele pode representar um impacto à reputação da empresa. Uma avaliação negativa é julgada pelos leitores como uma análise muito mais confiável e útil, dessa forma, a reclamação online tem maior destaque e se espalha mais rapidamente. Esta pesquisa teve como objetivo analisar as estratégias utilizadas pelas empresas na gestão de reclamações online e propôs um modelo de gestão eficaz. Para isto, realizou-se uma pesquisa descritiva por meio da análise de 379 reclamações publicadas no site ReclameAQUI (www.reclameaqui.com.br) referentes a quatro grandes empresas do varejo: Lojas Americanas, Magazine Luiza, Submarino e Ponto Frio. O estudo descreveu analiticamente as estratégias utilizadas pelas lojas analisadas, apontando os possíveis acertos e erros. Além disso, foi possível identificar os fatores que os consumidores mais valorizavam nas empresas após um produto ou serviço falho, como também direcionar a companhia para os caminhos a serem tomados para a melhoria de seus processos e, consequentemente, melhorar os índices e resultados da organização.

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Biografía del autor/a

Thales Tosi Rímoli, Universidade Federal do Triângulo Mineiro

Universidade Federal do Triângulo MineiroGraduação em Engenharia de ProduçãoUberaba - MG

Daniela de Castro Melo, Universidade Federal do Triângulo Mineiro

Universidade Federal do Triângulo MineiroProfessora do Departamento de Engenharia de Produção e do Mestrado Profissional em Administração PúblicaUberaba - MG Doutora em Engenharia de Produção pela Universidade Federal de São Carlos (UFSCAR) - São Carlos - SP

Publicado

2018-02-01

Cómo citar

Rímoli, T. T., & Melo, D. de C. (2018). A Voz dos Consumidores em Redes Sociais: Proposição de um Modelo Eficaz de Gestão de Reclamações às Empresas. ReMark - Revista Brasileira De Marketing, 17(1), 49–64. https://doi.org/10.5585/remark.v17i1.3693