Nostalgia de Experiências Memoráveis e a Revisita a Locais de Turismo

Autores/as

  • Mariana Lopes da Silva Pereira IAG/PUC-Rio
  • Luis Fernando Hor-Meyll PUC-Rio

DOI:

https://doi.org/10.5585/remark.v16i4.3678

Palabras clave:

Comportamento do Consumidor, Turismo, Experiências Memoráveis, Nostalgia.

Resumen

Consumidores muitas vezes buscam no turismo um meio para reviver experiências e momentos marcantes de suas vidas. Este estudo identificou dimensões por meio das quais experiências memoráveis provocam nostalgia em relação a locais de turismo, influenciando em intenção de revisita. Foram colhidos quinze relatos de consumidores que tiveram experiências em turismo, por meio de entrevistas em profundidade, conduzidas e analisadas com base em métodos da fenomenologia adaptados para a pesquisa do consumidor. Experiências memoráveis que remetem a sentimentos nostálgicos não parecem estar necessariamente relacionadas a destinos ou locais específicos, mas à reprodução de sensações e emoções lá vivenciadas, ou à lembrança de momentos que foram passados com familiares, amigos próximos ou parceiros românticos.

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Biografía del autor/a

Mariana Lopes da Silva Pereira, IAG/PUC-Rio

Mestre em Administração de Empresas IAG/PUC-Rio

Luis Fernando Hor-Meyll, PUC-Rio

Professor de Marketing do IAG/PUC-Rio, Coordenador da área de Marketing.

Publicado

2017-09-13

Cómo citar

Pereira, M. L. da S., & Hor-Meyll, L. F. (2017). Nostalgia de Experiências Memoráveis e a Revisita a Locais de Turismo. ReMark - Revista Brasileira De Marketing, 16(4), 535–548. https://doi.org/10.5585/remark.v16i4.3678