As Consequências das Falhas nos Encontros de Serviço em Shopping Centers: Um Estudo com Consumidores Deficientes Visuais

Autores/as

  • Pedro Felipe da Costa Coelho Universidade Federal do Ceará
  • Nelsio Rodrigues de Abreu Universidade Federal da Paraíba

DOI:

https://doi.org/10.5585/remark.v16i2.3475

Palabras clave:

FDeficiente visual, Falha no encontro de serviço, Shopping center.

Resumen

O advento da Lei Brasileira de Inclusão da Pessoa com Deficiência em 2015 trouxe uma série de implicações para pesquisadores de marketing, uma vez que garante o direito de inclusão dos deficientes aos diversos espaços públicos e privados de lazer e consumo, tal como shopping centers. A despeito da expansão desses espaços de consumo no Brasil, as falhas nos encontros de serviço são recorrentes, principalmente quando os consumidores são deficientes visuais. Diante disso, este estudo possui o objetivo de compreender as consequências das falhas nos encontros de serviços em shopping centers para o comportamento de consumo de deficientes visuais. Para o alcance do objetivo, utilizou-se uma abordagem qualitativa de cunho fenomenológico. Os dados foram coletados por meio de observações diretas e naturalísticas com os sujeitos de pesquisa e da condução de nove entrevistas face a face com consumidores deficientes visuais. Por meio da análise do conteúdo dos resultados, concluiu-se que há uma diversidade de falhas ocorridas nos encontros de serviço, tais como o excesso de piedade dos vendedores aos consumidores, o desprezo e a modificação brusca no script de serviço. Por esta razão, as consequências das falhas nos encontros de serviço foram diversas, desde o confronto verbal e a desistência da transação até o boca a boca negativo e a manifestação de sua frustração nas redes sociais virtuais. Este estudo ainda apresenta contribuições gerenciais e acadêmicas para pesquisadores de marketing.

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Biografía del autor/a

Pedro Felipe da Costa Coelho, Universidade Federal do Ceará

Graduado em Administração pela Universidade Federal do Ceará (2014), mestre em Administração pela Universidade Federal da Paraíba (2016) e doutorando em Administração e Controladoria pela Universidade Federal do Ceará. Membro do Grupo de Pesquisa Consumo e Cibercultura - GPCiber e professor do departamento de Administração da Faculdade de Economia, Administração, Atuárias e Contabilidade da Universidade Federal do Ceará (FEAAC/UFC).

Nelsio Rodrigues de Abreu, Universidade Federal da Paraíba

Possui Doutorado em Administração pela Universidade Federal de Lavras - UFLA, Mestrado em Administração pela Universidade Federal de Alagoas - UFAL e Graduação em Administração pela Universidade Federal de Viçosa - UFV. Atualmente é Professor Associado II da Universidade Federal de Paraíba/UFPB, lecionando no Curso de Administração do Departamento de Administração/DA e no Programa de Pós-Graduação em Administração - PPGA/UFPB. Coordenador do PPGA/UFPB. Líder do Grupo de Pesquisa Consumo e Cibercultura - GPCiber.

Publicado

2017-06-30

Cómo citar

Coelho, P. F. da C., & Abreu, N. R. de. (2017). As Consequências das Falhas nos Encontros de Serviço em Shopping Centers: Um Estudo com Consumidores Deficientes Visuais. ReMark - Revista Brasileira De Marketing, 16(2), 230–242. https://doi.org/10.5585/remark.v16i2.3475