Desempenho na Rede Social e Receita em Vendas: Efeito Moderador da Sazonalidade na Pequena Empresa Varejista

Autores/as

  • Rafael Barreiros Porto Universidade de Brasília - UNB, Brasília
  • Patrick Michel Finazzi Santos Fundação Getúlio Vargas
  • Felipe Velloso Santana Universidade de Brasília

DOI:

https://doi.org/10.5585/remark.v16i1.3297

Palabras clave:

Marketing, Rede Social. Sazonalidade. Pequena Empresa.

Resumen

Gestores de pequena empresa têm recorrido às estratégias nas redes sociais com esperança de que o relacionamento junto aos consumidores conduza às vendas. Entretanto, a identificação de quais ações na rede social se relacionam com a receita não tem sido esclarecida. Ademais, essas ações podem agir sob efeito da sazonalidade da demanda, provocando oscilações nas vendas. A pesquisa averigua o efeito moderador da sazonalidade na relação entre o desempenho na rede social e a receita em vendas de uma pequena empresa. Realizou-se um estudo longitudinal com regressão em séries temporais tendo as dimensões do desempenho em rede social como variáveis preditoras, a receita em vendas como variável predita e as sazonalidades como moderadoras. O resultado revela que as dimensões de envolvimento e de quantidade de fãs da página da empresa são preditoras, mas em épocas distintas. O estudo auxilia na identificação dos períodos para que as estratégias nas redes sociais gerem resultado financeiro.

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Biografía del autor/a

Rafael Barreiros Porto, Universidade de Brasília - UNB, Brasília

Professor e pesquisador no PPGA/UnB

Patrick Michel Finazzi Santos, Fundação Getúlio Vargas

Mestre em Administração (Universidade de Brasília) e Doutorando em Administração (Fundação Getúlio Vargas)

Felipe Velloso Santana, Universidade de Brasília

Graduado em Administração (Universidade de Brasília)

Publicado

2017-03-31

Cómo citar

Porto, R. B., Santos, P. M. F., & Santana, F. V. (2017). Desempenho na Rede Social e Receita em Vendas: Efeito Moderador da Sazonalidade na Pequena Empresa Varejista. ReMark - Revista Brasileira De Marketing, 16(1), 115–129. https://doi.org/10.5585/remark.v16i1.3297