Consumo Adolescente: Construindo a Identidade de Jovens Brasileiras.

Autores/as

  • Andrya Verena Silva Rosa de Carvalho Faculdade Adventista da Bahia
  • Larissa Soares de Queiroz Faculdade Adventista da Bahia
  • Fábio Vinicius de Macedo Bergamo Centro Universitário Adventista de São Paulo; Universidade Federal da Bahia;

DOI:

https://doi.org/10.5585/remark.v16i1.3215

Palabras clave:

Cultura de Consumo, Identidade, Adolescentes

Resumen

O estudo objetiva compreender a construção da identidade em brasileiras de 12 a 17 anos tomando como pressuposto a influência do consumo sob tal fenômeno. A abordagem teórica retrata aspectos da identidade individual e coletiva e refere-se a cultura de consumo nos preceitos da Consumer Culture Theory – CCT, como disposta por Arnould & Thompson (2005), dentre outros estudos.  Com método qualitativo, a pesquisa utilizou-se da ferramenta Grupos de Foco em uma amostra de 33 informantes de classes sociais variadas, regionalizadas em 13 estados brasileiros e dentro da faixa etária determinada. O estudo identificou particularidades de consumo deste público, segmentando os resultados em três dimensões: Psicossocial, Comportamental e Cultural. Os principais influenciadores encontrados a partir dos depoimentos das informantes foram divididos em: Classe Social, Família, Grupos de Pares, Mídia e Instituições de Ensino como aspectos relevantes da cultura de consumo das adolescentes e consequentemente na construção de sua identidade.

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Biografía del autor/a

Andrya Verena Silva Rosa de Carvalho, Faculdade Adventista da Bahia

Graduada em Administração pela Faculdade Adventista da Bahia (2013), tem experiência na área de Administração, com ênfase em Cultura do Consumidor

Larissa Soares de Queiroz, Faculdade Adventista da Bahia

Graduada em Administração pela Faculdade Adventista da Bahia (2015), possui curso técnico-profissionalizante em Agenciamento e Guiamento de Viagens e Operações Turísticas pelo Instituto Federal de Sergipe (2010). Atuou como  bolsista no Núcleo de Estudos do Recôncavo em Administração e Negócios (NERAN) e vice-diretora de projetos na Empresa Junior FADBA (2014).

Fábio Vinicius de Macedo Bergamo, Centro Universitário Adventista de São Paulo; Universidade Federal da Bahia;

Doutorando em Administração pela UFBA - Universidade Federal da Bahia. Mestre em Administração pela UNIMEP - Universidade Metodista de Piracicaba (Marketing, Estratégia e Operações). Atualmente é professor das áreas de Marketing e Estratégia, entre outros, na Rede Adventista de Educação Superior (atualmente no UNASP, campus São Paulo), além de prestar consultoria na área de Marketing e Comunicação. Sua área de pesquisa atual é a relação entre a Cibercultura e as Decisões de Marketing. Também é pesquisador profícuo na área de Marketing de Relacionamento e Marketing de Serviços, com concentração em Marketing para Instituições de Ensino Superior.

Publicado

2017-03-31

Cómo citar

Carvalho, A. V. S. R. de, Queiroz, L. S. de, & Bergamo, F. V. de M. (2017). Consumo Adolescente: Construindo a Identidade de Jovens Brasileiras. ReMark - Revista Brasileira De Marketing, 16(1), 68–82. https://doi.org/10.5585/remark.v16i1.3215