Validação de um Modelo Conceitual de Experiência de Compra Online para Consumidores Brasileiros
DOI:
https://doi.org/10.5585/remark.v15i4.3407Palabras clave:
Experiência de Compra, Comércio Eletrônico, Validação de Modelo, Confiabilidade, Análise Fatorial ConfirmatóriaResumen
O presente estudo objetiva validar o Modelo Conceitual de Experiência de Compra Online (Rose et al., 2012), que mensura a experiência de compra em ambientes digitais, dentro da realidade do comércio eletrônico nacional. Para tanto foi abordado referencial teórico sobre Online Customer Experience (OCE), com breve contextualização do modelo estrutural e dos critérios de validação para o mesmo. A metodologia de pesquisa baseou-se em uma amostra estimada por mínimos quadrados parciais (PLS) de 220 consumidores online. Para a coleta de dados, utilizou-se um questionário com 61 itens referentes às variáveis latentes que compõem o modelo. Os resultados obtidos foram submetidos à Análise Fatorial Confirmatória (AFC) para validação da estrutura, alcançando resultados satisfatórios nos critérios de confiabilidade, (cargas fatoriais superiores a 0,7 para alfa de Cronbach e Confiabilidade Composta), validade convergente (cargas entre 0,53 e 1,00) e validade discriminante (com √VME superior as correlações em todas as variáveis latentes). Deste modo, os resultados indicam que a estrutura foi validada para consumidores brasileiros, agregando relevância à proposta de mensuração da OCE na realidade do Brasil através do modelo utilizado.Descargas
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Publicado
2016-11-30
Cómo citar
Queiroz, L. S. de, Bergamo, F. V. de M., & Melo, J. S. de. (2016). Validação de um Modelo Conceitual de Experiência de Compra Online para Consumidores Brasileiros. ReMark - Revista Brasileira De Marketing, 15(4), 524–539. https://doi.org/10.5585/remark.v15i4.3407
Número
Sección
Artigos