Validação de um Modelo Conceitual de Experiência de Compra Online para Consumidores Brasileiros

Autores/as

  • Larissa Soares de Queiroz Faculdade Adventista da Bahia
  • Fábio Vinicius de Macedo Bergamo Centro Universitário Adventista de São Paulo
  • Jezreel Santos de Melo Faculdade Adventista da Bahia

DOI:

https://doi.org/10.5585/remark.v15i4.3407

Palabras clave:

Experiência de Compra, Comércio Eletrônico, Validação de Modelo, Confiabilidade, Análise Fatorial Confirmatória

Resumen

O presente estudo objetiva validar o Modelo Conceitual de Experiência de Compra Online (Rose et al., 2012), que mensura a experiência de compra em ambientes digitais, dentro da realidade do comércio eletrônico nacional. Para tanto foi abordado referencial teórico sobre Online Customer Experience (OCE), com breve contextualização do modelo estrutural e dos critérios de validação para o mesmo. A metodologia de pesquisa baseou-se em uma amostra estimada por mínimos quadrados parciais (PLS) de 220 consumidores online. Para a coleta de dados, utilizou-se um questionário com 61 itens referentes às variáveis latentes que compõem o modelo. Os resultados obtidos foram submetidos à Análise Fatorial Confirmatória (AFC) para validação da estrutura, alcançando resultados satisfatórios nos critérios de confiabilidade, (cargas fatoriais superiores a 0,7 para alfa de Cronbach e Confiabilidade Composta), validade convergente (cargas entre 0,53 e 1,00) e validade discriminante (com √VME superior as correlações em todas as variáveis latentes). Deste modo, os resultados indicam que a estrutura foi validada para consumidores brasileiros, agregando relevância à proposta de mensuração da OCE na realidade do Brasil através do modelo utilizado. 

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Biografía del autor/a

Larissa Soares de Queiroz, Faculdade Adventista da Bahia

Graduada em Administração pela Faculdade Adventista da Bahia (2015). Possui curso técnico-profissionalizante em Agenciamento e Guiamento de Viagens e Operações Turísticas pelo Instituto Federal de Sergipe (2010). Atuou como diretora de Comunicação da Equipe Enactus FADBA (2013)  e vice-diretora de projetos na Empresa Junior FADBA (2014). Atualmente é discente no curso de especialização em Relações Pessoais e Gestão de Conflitos pela Faculdade Adventista da Bahia, aluna especial no Mestrado Acadêmico em Administração da Universidade Federal da Bahia (UFBA) e pesquisadora júnior do Núcleo de Estudos do Recôncavo em Administração e Negócios (NERAN).

Fábio Vinicius de Macedo Bergamo, Centro Universitário Adventista de São Paulo

Doutorando em Administração pela UFBA - Universidade Federal da Bahia. Mestre em Administração pela UNIMEP - Universidade Metodista de Piracicaba (Marketing, Estratégia e Operações). Atualmente é professor das áreas de Marketing e Estratégia, entre outros, na Rede Adventista de Educação Superior (atualmente no UNASP, campus São Paulo), além de prestar consultoria na área de Marketing e Comunicação. Sua área de pesquisa atual é a relação entre a Cibercultura e as Decisões de Marketing. Também é pesquisador profícuo na área de Marketing de Relacionamento e Marketing de Serviços, com concentração em Marketing para Instituições de Ensino Superior.

Jezreel Santos de Melo, Faculdade Adventista da Bahia

Possui graduação em Licenciatura em matemática pela Universidade Federal da Bahia (2005). Tem pós graduação em Matemática e Estatística e em Docência do Ensino Superior. É mestre em administração, professor titular da FADBA (Faculdade Adventista da Bahia) e autor da Casa Publicadora Brasileira para didáticos de matemática. Tem experiência na área de Matemática, com ênfase em educação matemática, atuando principalmente nos seguintes temas: jogos matemáticos, aprendizagem significativa, educação matemática, desempenho escolar, matemática financeira, matemática aplicada à administração e contabilidade, raciocínio quantitativo, matemática na educação infantil e estatística aplicada. 

Publicado

2016-11-30

Cómo citar

Queiroz, L. S. de, Bergamo, F. V. de M., & Melo, J. S. de. (2016). Validação de um Modelo Conceitual de Experiência de Compra Online para Consumidores Brasileiros. ReMark - Revista Brasileira De Marketing, 15(4), 524–539. https://doi.org/10.5585/remark.v15i4.3407