A Beleza e a Vaidade em Relação a Novos Tipos de Alimentos: Um Estudo sobre o Mercado de Nutricosméticos

Autores/as

  • Kelly Soffner Mashorca Universidade de São Paulo - USP
  • Eduardo Eugênio Spers Universidade de São Paulo - USP
  • Juliana de Proença Vetucci Universidade de São Paulo - USP
  • Hermes Moretti Ribeiro da Silva Universidade de São Paulo - USP

DOI:

https://doi.org/10.5585/remark.v15i3.3324

Palabras clave:

Nutricosméticos, Alimentos, Comportamento do Consumidor, Beleza, Saúde.

Resumen

O mercado brasileiro tem apresentado crescimento em alguns setores, devido ao aumento do poder de compra dos consumidores ao longo dos anos. Entre esses mercados estão o alimentício, que passa pela tendência de busca por alimentos saudáveis, e o de cosméticos, cujos produtos têm se tornado cada vez mais importantes na vida das pessoas, que buscam constantemente a melhora da beleza. Esses mercados deram origem a um novo, o de nutricosméticos, ou seja, alimentos que visam melhorar a beleza de dentro para fora. Os nutricosméticos atendem tanto à necessidade de alimentação quanto de beleza, de modo que esse artigo se propõe a identificar os valores associados a essas duas necessidades em conjunto, tendo como objetivo captar a percepção dos indivíduos acerca desse produto. Para isso, foi realizada uma revisão de literatura sobre o tema, além da aplicação do Focus Group, do Laddering e da Conjoint Analysis, técnicas adequadas para analisar produtos novos. Os resultados mostraram que os consumidores têm buscado a melhora da beleza como estilo de vida, por meio da adoção de atitudes e de hábitos saudáveis, uma vez que isso os faz sentir melhor consigo mesmos e sejam melhor sucedidos nas relações sociais. Observou-se que o aspecto mais valorizado em relação a nutricosméticos é a base científica, o que indica uma dificuldade do lançamento de produtos novos. Considerou-se, por fim, que os nutricosméticos representam que há uma linha tênue entre os valores relacionados a alimentação e os relacionados à beleza.

 

 

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Biografía del autor/a

Eduardo Eugênio Spers, Universidade de São Paulo - USP

Doutorado em Administração pela USP

Juliana de Proença Vetucci, Universidade de São Paulo - USP

Graduanda em Ciência dos Alimentos pela ESALQ-USP

Hermes Moretti Ribeiro da Silva, Universidade de São Paulo - USP

Doutorado em Administração pela FGV

Publicado

2016-09-28

Cómo citar

Soffner Mashorca, K., Spers, E. E., Vetucci, J. de P., & da Silva, H. M. R. (2016). A Beleza e a Vaidade em Relação a Novos Tipos de Alimentos: Um Estudo sobre o Mercado de Nutricosméticos. ReMark - Revista Brasileira De Marketing, 15(3), 401–417. https://doi.org/10.5585/remark.v15i3.3324