Ações de Marketing de Relacionamento utilizadas pelas Agências de Publicidade e Propaganda
DOI:
https://doi.org/10.5585/remark.v15i2.2936Palabras clave:
Marketing, Marketing de RelacionamentoResumen
O Marketing de Relacionamento (MR) surgiu de uma necessidade de reconhecer os desejos dos clientes, com o intuito de construir e manter relacionamentos ampliando o incentivo à compra e recompra de produtos e serviços. Nesse contexto, o objetivo deste estudo foi identificar as ações que os profissionais de agências de publicidade e propaganda percebem serem ações de relacionamento com seus clientes no intuito de retê-los. Trata-se de um estudo de caráter quantitativo e descritivo com as agências de publicidade e propaganda, com dados levantados por meio de um questionário respondido por 135 profissionais de agências. Os resultados, obtidos por meio de uma regressão linear múltipla, demonstraram que os colaboradores das agências de publicidade e propaganda consideram que as práticas de MR adotadas por essas agências são atender as necessidades dos clientes e comunicação de duas vias. Concluiu-se, assim, que tais práticas, na percepção dos profissionais, são as atividades realizadas para a manutenção dos clientes das agências participantes da pesquisa.