A Distância Temporal e o Ato de Presentear: Quando as Frustrações Dominam o Consumo

Autores/as

  • Wagner Junior Ladeira Universidade Federal do Rio Grande do Sul
  • Clecio Falcão Araujo PUCRS/FACE/PPGAd/MAN
  • Fernando Oliveira Santini PUCRS/FACE/PPGAd/MAN
  • Marlon Dalmoro IMED

DOI:

https://doi.org/10.5585/remark.v15i1.2817

Palabras clave:

Auto Presente, Indulgência, Autocontrole, Distância Temporal, Frustração.

Resumen

O presente artigo tem como objetivo analisar se um cenário de presentear, dentro de uma distância temporal, pode ser influenciado pela frustração de um objetivo não alcançado. A partir de um plano experimental, foi verificando a indulgência com os outros e consigo ao presentear no natal (Estudo 1), a influência das frustrações própria (Estudo 2) e dos outros (Estudo 3). Os resultados mostram que o aumento (diminuição) da frustração com o objetivo traçado para si próprio pode gerar indulgência (controle) no momento de presentear tanto a si próprio quanto outra pessoa. 

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Biografía del autor/a

Wagner Junior Ladeira, Universidade Federal do Rio Grande do Sul

Possui graduação em Administração de Empresas pela Universidade Federal de Viçosa (2003) e mestrado em Administração pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (2006). Atualmente esta fazendo doutorado na Universidade Federal do Rio Grande do Sul na área de Gestão de Tecnologia e Inovação. É também professor do Centro Universitário La Salle e da UNISINOS.

Clecio Falcão Araujo, PUCRS/FACE/PPGAd/MAN

Professor na Faculdade SENACRS;  Doutorando e Mestre em Administração e Negócio na Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul, Faculdade de Administração, Contabilidade e Economia, Programa de Pós-graduação em Administração; PUCRS/FACE/PPGAd/MAN

Fernando Oliveira Santini, PUCRS/FACE/PPGAd/MAN

Professor na Faculdade SENACRS; Doutor em Administração pela Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul, Faculdade de Administração, Contabilidade e Economia, Programa de Pós-graduação em Administração; PUCRS/FACE/PPGAd/MAN.

Marlon Dalmoro, IMED

Professor na Univates e Faculdade IMED; Doutor em Administração pela Universidade Federal Rio Grande do Sul, Escola de Administração, Programa de Pós-graduação em Administração UFRGS/EA/PPGA

Publicado

2016-03-30

Cómo citar

Ladeira, W. J., Araujo, C. F., Santini, F. O., & Dalmoro, M. (2016). A Distância Temporal e o Ato de Presentear: Quando as Frustrações Dominam o Consumo. ReMark - Revista Brasileira De Marketing, 15(1), 133–145. https://doi.org/10.5585/remark.v15i1.2817