Marketing! Onde está o Paradigma?

Autores/as

  • Deosir Flávio Lobo de Castro Júnior IFSC - Instituto Federal de Santa Catarina
  • Márcio Nakayama Miura UNIOESTE - Universidade Estadual Oeste do Paraná
  • Maurício Fernandes Pereira UFSC - Universidade Federal de Santa Catarina
  • Marcelo Augusto Menezes Deluca UFSC - Univeersidade Federal de Santa Catarina

DOI:

https://doi.org/10.5585/remark.v14i3.2939

Palabras clave:

Marketing, Paradigma, Metodologia,

Resumen

O debate quantitativo-qualitativo, não é uma discussão recente. O objetivo desse trabalho, portanto, é verificar por meio do conceito de paradigma, novas perspectivas de compreender as pesquisas acadêmicas em marketing, a evolução do pensamento de marketing e as metodologias utilizadas nos estudos da qualidade de serviço. Sem a pretensão de esgotar este assunto e apresentar uma conclusão final, são apresentadas pesquisas que apontam para a necessidade e a importância da pesquisa qualitativa, uma vez que auxilia ao pesquisador uma melhor compreensão da natureza complexa do mundo social em que vivemos. Segundo Santana e Gomes (2007), após análise da discussão de Hegel e Kant, concluem que a razão e a própria epistemologia são construções históricas e evoluem a partir de contradições. O presente artigo está dividido em cinco momentos. Na primeira parte apresenta-se além da introdução a constituição dos objetivos desse ensaio teórico. Na segunda parte apresenta-se uma breve discussão a respeito do conceito de paradigma e o marketing. Na terceira parte apresenta-se uma retrospectiva histórica do marketing e sua evolução de suas escolas a partir dos estudos de Miranda e Arruda (2004). Na quarta parte, são apresentadas as metodologias dos estudos sobre qualidade de serviços e finalmente na quinta parte apresenta-se as considerações finais.

Descargas

Los datos de descargas todavía no están disponibles.

Biografía del autor/a

Deosir Flávio Lobo de Castro Júnior, IFSC - Instituto Federal de Santa Catarina

Doutorado em Administração e TurismoMestre em AdministraçãoGraduação em Adminstração

Márcio Nakayama Miura, UNIOESTE - Universidade Estadual Oeste do Paraná

Doutorado em Administração e TurismoMestre em AdministraçãoGraduação em Adminstração  

Maurício Fernandes Pereira, UFSC - Universidade Federal de Santa Catarina

Pós-Doutorado em Sociologia Econômica e das Organizações pela Universidade Técnica de LisboaPós-Doutorado em Administração pela USP / FEADoutorado  em Engenharia de ProduçãoMestrado em AdministraçãoGraduação em Administração

Marcelo Augusto Menezes Deluca, UFSC - Univeersidade Federal de Santa Catarina

Doutorando em AdministraçãoMestre em AdministraçãoGraduação em Administração

Publicado

2015-09-28

Cómo citar

Castro Júnior, D. F. L. de, Miura, M. N., Pereira, M. F., & Deluca, M. A. M. (2015). Marketing! Onde está o Paradigma?. ReMark - Revista Brasileira De Marketing, 14(3), 350–361. https://doi.org/10.5585/remark.v14i3.2939